VIDA URBANA
Falta de patrocínio provoca mudanças no 'Muriçocas do Miramar'
Segundo fundador, havia um pensamento de reinvenção, que casou com a situação de crise financeira.
Publicado em 25/02/2019 às 12:10 | Atualizado em 25/02/2019 às 17:52
A falta de patrocinadores provocou a mudança no bloco 'Muriçocas do Miramar' para 2019. A explicação foi dada pelo fundador da agremiação, Fuba, na manhã desta segunda-feira (25). O mais tradicional bloco das prévias carnavalescas de João Pessoa não vai descer a Avenida Epitácio Pessoa na 'Quarta-Feira de Fogo, ficando concentrando na Praça das Muriçocas, no bairro de origem dele. A cantora Elba Ramalho vai se apresentar no local.
Segundo Fuba, desde o aniversário de 30 anos do bloco, comemorados em 2016, havia uma discussão para se reinventar, mas era algo feito internamente. Com a crise financeira, os organizadores decidiram efetivar a mudança de formato. O fundador disse que o 'Muriçocas' perdeu três patrocinadores que eram dados como certos.
“Todos sabem que o momento é de crise, sempre temos trabalho de colocar as Muriçocas na rua por falta de empresas. Esse ano, por exemplo, nosso projeto é aprovado pela Lei Rouanet e nós tínhamos três parceiros praticamente certos, faltando apenas assinar o contrato. Infelizmente, na última eleição presidencial demonizaram a lei e os parceiros saíram, por questões de medo, sem saber o que iria acontecer”, disse Fuba.
“A gente sabia que precisava voltar essa tradição do frevo, do maracatu, das fantasias,dos palhaços, a gente tava sentindo essa necessidade. O universo conspirou para que esse momento fosse agora. Aproveitamos para dizer: o momento é esse, vamos experimentar, vamos reinventar e fazer com que isso aconteça”, completou.
Trios saindo no percurso inverso
Na Praça das Muriçocas, além da cantora Elba Ramalho, vão se apresentar artistas como Os Gonzagas e Renata Arruda, Val Donato e o próprio Fuba. No entanto, o 'Muriçocas' ainda vai contar com um 'arrasto', pois dois trios elétricos vão sair, só que de maneira diferente. Os veículos sairão da orla com destino à praça, ou seja, no sentindo contrário ao tradicional. Os trios vão ser puxados por Beto Movimento e Ramon Schnayder.
De acordo com Fuba, os estandartes vão continuar saindo da Praça das Muriçocas e farão o cortejo de tradição. Eles vão percorrer a Avenida Tito Silva, dobrar à direita na Epitácio Pessoa e seguindo até a ladeira do Clube Cabo Branco. Depois, voltam para Miramar. Os dois trios vão terminar o percurso no palco principal.
Serão criados polos festivos. Um palco vai ficar na ladeira do Cabo Branco, outro na Tito Silva e um terceiro,o principal, na bifurcação da mesa via, onde vai haver a apresentação de Elba. Nas ruas vai haver apresentações de grupo de maracatu e orquestras de frevo.
Comentários