VIDA URBANA
Farmácia-escola da UFPB oferece remédios e consultas através de teleatendimento
Plantões orientam sobre sintomas da Covid-19 e mapeiam saúde mental de pacientes.
Publicado em 10/06/2020 às 8:55 | Atualizado em 10/06/2020 às 12:54
A Farmácia-Escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo, neste período de isolamento social, atendimento virtual para a população interessada em obter medicamentos e orientações sobre saúde. As solicitações devem ser realizadas pelos telefones (83) 98775-7292, 99642-0881 e 98677.3230, pelo e-mail [email protected] ou através do perfil da farmácia-escola no Instagram.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico da UFPB, professora Walleri Reis, o setor acompanha cerca de 300 pacientes e tem, em média, 25 atendimentos por semana.
“Em conversa com cada um dos usuários, fizemos uma sondagem para averiguar a situação geral de saúde e combinar qual seria a plataforma ideal de comunicação para a realização das consultas individualizadas. Prestamos um serviço de acompanhamento com base na necessidade do paciente”, explica a professora.
O setor na UFPB oferece, além de atendimento farmacêutico e acesso a medicamentos para população, serviços de acompanhamento e educação sobre saúde. Durante a quarentena, há um plantão para realizar atendimentos sobre condições de saúde relacionados à Covid-19 e um mapeamento sobre a saúde mental dos pacientes.
“O serviço de oferta de medicamentos está sendo feito com cautela para evitar contágio das pessoas envolvidas. A equipe combina o horário e solicita que o paciente venha buscar, mas só permitimos a entrada de uma pessoa por vez”, afirma Walleri.
A unidade da Farmácia-Escola da UFPB fica no Centro de Vivência do campus de João Pessoa e disponibiliza serviços de consultoria e assistência farmacêutica, acompanhamento fármaco-terapêutico e monitoramento da saúde de estudantes, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas segundas (13 às 16h), quartas (13 às 17h), quintas (9h30 às 12h30) e sextas-feiras (13 às 17h).
Comentários