icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Governo lança programa estadual de combate às drogas na PB

De acordo com o policial federal aposentado Deusimar Guedes atualmente o consumo de drogas já é algo que está disseminado por todo o Estado.

Publicado em 24/04/2010 às 9:32

Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba


Aumentar o rigor contra o tráfico de entorpecentes, criar novas unidades de tratamento a dependentes químicos e convocar a sociedade civil para a luta contra as drogas são algumas das diretrizes do Programa Estadual de Combate às Drogas, lançado na manhã de sexta-feira (23) pelo governador José Maranhão. Para a execução do programa, foi assinado um pacto de enfrentamento às drogas entre secretarias estaduais, Polícia Federal, Civil, Militar, Ministério Público e representações da sociedade civil.

De acordo com o policial federal aposentado Deusimar Guedes, que atuará como gestor estadual do programa, atualmente o consumo de drogas já é algo que está disseminado por todo o Estado, independente da classe social. “A droga infelizmente está espalhada em todos os segmentos. O restante do Estado enfrenta o mesmo problema que nós enfrentamos nas cidades maiores, como João Pessoa e Campina Grande, inclusive com o aumento da violência. Até mesmo na zona rural temos problemas com drogas”, destacou.

Segundo Deusimar, dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) revelam que pelo menos 2,5% dos alunos dos ensinos fundamental e médio de João Pessoa já experimentaram o crack, que é considerado uma das drogas que vicia mais rápido. O índice registrado na capital paraibana colocou João Pessoa em primeiro lugar entre todas as capitais do país.

Deusimar Guedes destacou ainda que o problema do consumo de drogas acontece principalmente na classe baixa e na classe alta. “O maior consumo de drogas está concentrado na classe mais alta e na classe mais baixa. Estes dois extremos são os maiores consumidores. Embora na classe alta seja menos aparente, menos externado, o problema é tão grave quanto na classe baixa”, comentou.

Além da intensificação do policiamento e de campanhas realizadas nas escolas e junto à sociedade civil como um todo, entre as atividades do programa de enfrentamento às drogas, também serão criadas novas unidades de atendimento e tratamento dos usuários e serviços de assistência à família do paciente. Também serão realizados treinamentos e capacitações de professores e profissionais de saúde para que eles possam identificar e ajudar o dependente químico ainda na fase inicial.

Durante o lançamento do programa, o governador José Maranhão destacou a importância da participação da sociedade para que o programa obtenha êxito. “A droga instalou-se como uma doença endêmica, de modo que estamos fazendo este programa, cujo êxito vai depender em grande parte da adesão da sociedade civil e das entidades representativas da sociedade”, frisou.

Apreensões

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal na Paraíba, neste ano já foram apreendidos mais de 58 quilos de maconha e mais de quatro quilos de cocaína na Paraíba. As apreensões resultaram ainda no indiciamento de três pessoas.

No ano de 2009, ao todo 58 pessoas foram indiciadas por tráfico de drogas e ao todo foram apreendidos mais de 200 quilos de maconha, mais de 175 quilos de cocaína, nove quilos de crack, 435 comprimidos de ecstasy e 240 comprimidos de LSD.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp