icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hemocentro busca doadores

Para aumentar estoque de sangue durante o final de ano, Hemocentro da Paraíba realiza campanha de conscientização.

Publicado em 29/11/2012 às 6:00


Como em todo período de datas comemorativas, no final do ano há uma redução de doadores de sangue na Paraíba, já que muitos deles viajam. Por este motivo, o Hemocentro da Paraíba desenvolve campanhas de conscientização para a importância da doação, a fim de aumentar os estoques de sangue.

Segundo a coordenadora de Ações Estratégicas do órgão, Divane Cabral, atualmente, o número de bolsas de sangue está em situação regular, representando uma média mensal de quatro a cinco mil unidades estocadas no Hemocentro.

Entretanto, segundo Divane Cabral, o estoque ideal de bolsas de sangue seria de cinco a sete mil por mês, o que dependeria de 250 doadores diários, mas atualmente apenas cerca de 160 a 200 doadores comparecem ao órgão por dia.

“Com as festividades de final de ano, a necessidade de doadores é ainda maior, pois muitas pessoas se excedem na bebida alcoólica e consequentemente se envolvem mais em acidentes, o que aumenta o número de pessoas que dependem das bolsas de sangue estocadas no Hemocentro”, observou.

Devido à grande demanda, nesta semana foi lançado o programa 'Caravana Solidária', que tem como público alvo funcionários de empresas públicas e privadas. “Nós vamos até essas instituições para buscar os doadores que são encaminhados ao Hemocentro para a coleta de sangue. Em seguida os deixamos novamente nos locais de trabalho”, explicou, acrescentando que as instituições interessadas em colaborar com as doações, devem procurar o Hemocentro de segunda a sexta-feira de 7h às 18h e aos sábados até as 17h.

Também já foram realizadas onze coletas externas. “As coletas foram iniciadas no último dia 6 e serão finalizadas hoje, onde pretendemos completar 120 coletas de bolsas. Então ainda há tempo para doar nos pontos externos, pois com as doações podemos manter um bom número de bolsas de sangue e atender a população com tranquilidade”, afirmou ao acrescentar que para o próximo mês já estão confirmadas mais oito coletas. Hoje, a coleta acontece no Hospital Napoleão Laureano, na capital.

DOAÇÃO
Segundo Divane Cabral, para ser doador é preciso ter entre 16 e 67 anos - para os menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis para a realização do procedimento - ter o peso mínimo de 50 quilos, não estar tomando remédio controlado e não ter ingerido bebida alcoólica até 12h antes da doação. Além disso, é preciso gozar de boa saúde e estar alimentado, desde que após o almoço a pessoa aguarde pelo menos duas horas para a doação. Divane lembrou ainda que quando a pessoa for doar ela deve apresentar um documento oficial original com foto, como carteira de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp