VIDA URBANA
Hemocentro de Campina Grande faz apelo e convoca doadores
Preocupação é com a possibilidade de faltar sangue para as cirurgias e emergências já do próximo fim de semana.
Publicado em 21/07/2009 às 15:01
Da Redação
O estoque de sangue do tipo sanguíneo "A" do Hemocentro Regional de Campina Grande, esta no limite mínimo, em função da grande demanda do período de festas. Por conta disso, a equipe da instituição está convocando, nesta terça-feira (21), os doadores a comparecerem ao órgão, para garantir o reabastecimento.
A preocupação é com a possibilidade de faltar sangue para as cirurgias e emergências já do próximo fim de semana. Em nota enviada à imprensa o Hemocentro "pede encarecidamente para que a população que possua esse tipo sangue se dirija ao Hemocentro de Campina Grande".
As coletas acontecem sa sede do Hemocentro, na rua Eutácia Vital Ribeiro, no bairro do Catolé, ou na Praça da Bandeira, onde está acontecendo a coleta externa, das 8h às 16h.
Atualmente, a cidade de Campina Grande coleta por mês em torno de 1.500 bolsas de sangue sendo que destas, a unidade móvel é responsável por 10% das coletas. Em 2009 a partir de 1 de março foram realizadas 13 coletas externas, nas quais cerca de mais de 500 pessoas se candidataram à doação de sangue.
Para doar é indispensável a apresentação de um documento emitido por órgão oficial com foto, pesar acima 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica 12h antes da doação e não estar em jejum.
Comentários