VIDA URBANA
Idosos que vivem em instituições são vacinados contra a Covid-19, em João Pessoa
Na Aspan, a 1ª pessoa vacinada foi Dona Olindina, de 114 anos; que teve Covid-19.
Publicado em 25/01/2021 às 16:05 | Atualizado em 26/01/2021 às 7:45
Idosos que vivem nas sedes da Associação Promocional do Ancião (Aspan), Lar da Providência Carneiro da Cunha e Lar Melodias, todos em João Pessoa, foram vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (25). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, doze instituições de longa permanência serão visitadas pelas equipes de imunização nos próximos dias, seguindo a metodologia da vacinação adotada por estados e municípios, que está priorizando profissionais de saúde, quilombolas, indígenas, além de pessoas idosas ou com deficiência que vivem em instituições.
Um dos destaques nesta etapa da vacinação foi a idosa Olindina Juvêncio, de 114 anos. Dona Olindina, como é carinhosamente chamada, é uma das moradoras da Aspan. Ela teve Covid-19 em setembro do ano passado e foi registrada como a pessoa com maior idade a ser infectada pelo novo coronavírus na Paraíba.
A Aspan foi o local onde vários idosos contraíram a Covid-19, fato que preocupou os órgãos de saúde de João Pessoa. Dona Olindina havia testado negativo em um primeiro exame, mas logo depois precisou ser internada, por ter apresentado sintomas. Ela foi acompanhada por profissionais da Maternidade Frei Damião, na capital.
Para o chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgolino, como os idosos que vivem em instituições de longa permanência estão expostos aos riscos de contrair a doença, ele afirmou que com a chegada de novas vacinas, foi possível imunizar uma maior quantidade de idosos a partir desta segunda.
De acordo com o cronograma de vacinação, nesta terça-feira (26) serão vacinados os idosos que vivem em instituições como Vila Vicentina, Casa Divina Misericórdia, Residencial Nova Esperança, Nosso Lar, Morada do Aconchego 1 e 2, Lar Doce Lar, Nossa Senhora da Penha, Center Vida, Casa de Passagem do Idoso e Lar Lucinha Passos.
Comentários