VIDA URBANA
Inspeção encontra extintores vencidos no Arlinda Marques
Corpo de Bombeiros iniciou inspeção dos hidrantes e extintores nos prédios públicos estaduais; ao todo 53 hospitais e 72 escolas serão inspecionados.
Publicado em 23/10/2012 às 6:00
Com o objetivo de detectar eventuais irregularidades na rede de hidrantes e extintores dos hospitais e escolas da rede estadual, o Corpo de Bombeiros da Paraíba deu início ao processo de inspeção dos órgãos públicos em todo o Estado. Na manhã de ontem o Hospital Arlinda Marques foi inspecionado e, de acordo com o cronograma dos Bombeiros, a próxima visita será ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
A operação do Corpo de Bombeiros faz parte do programa de prevenção realizado pela Secretaria de Saúde do Estado. No total, 53 hospitais e 72 escolas serão inspecionados: “Estamos atendendo ao pedido da Secretaria de Saúde para fiscalizar hospitais e escolas de Cabedelo a Cajazeiras”, afirmou o chefe da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, capitão Marcone Ozório da Paz.
No Hospital Arlinda Marques, a equipe do Corpo de Bombeiros vistoriou todos os extintores, mangueiras e detectou problemas de sinalização dos extintores, falta de manutenção nas mangueiras e alguns extintores vencidos. “Os problemas encontrados aqui não são de grande porte. Agora nós vamos elaborar o laudo e entregar à Secretaria de Saúde”, garantiu capitão Marcone Ozório.
O coordenador do setor de Manutenção e Transporte do Hospital Arlinda Marques, Roberto Gomids, acompanhou a fiscalização e disse que a diretoria do hospital realizou abastecimento de extintores no dia 20 de julho do corrente. “Esse tipo de inspeção é corriqueira e nunca tivemos maiores problemas com incêndios aqui. Nós, inclusive, realizamos abastecimento dos extintores este ano”, destacou.
Contudo, Roberto Gomids garantiu que a diretoria do Hospital Arlinda Marques irá tomar todas as providências cabíveis para sanar os problemas detectados após a inspeção do Corpo de Bombeiros.
Duas equipes do Corpo de Bombeiros são responsáveis pelas inspeções em toda a Paraíba, uma fiscalizará os órgãos estaduais localizados no Sertão, Brejo e Cariri e outra equipe ficará concentrada na região da Grande João Pessoa.
Após a entrega dos laudos, o Corpo de Bombeiros estipula o prazo de 30 a 120 dias para retornar ao local e fiscalizar se os problemas apontados foram solucionados. Na capital, já foram inspecionados os hospitais Juliano Moreira, Clementino Fraga e Arlinda Marques. No interior, 18 escolas mais 15 hospitais participaram da inspeção.
A previsão do Corpo de Bombeiros, de acordo com capitão Marcone Ozório da Paz, é que as inspeções e visitas de fiscalização sejam concluídas até o final do primeiro semestre de 2013.
Comentários