VIDA URBANA
Inspeções também são feitas em cidades do interior da PB
Comissão Permanente de Monitoramento e Fiscalização também inspecionou abrigos situados no Sertão da Paraíba.
Publicado em 31/07/2012 às 6:00
Segundo o promotor do Cidadão, Valberto Lira, neste ano já foram fiscalizados alguns abrigos situados no Sertão da Paraíba, onde A Casa do Caminho, em Sousa e o Abrigo do Idoso Luca Zorn, em Cajazeiras, atingiram 50% das determinações, mas a estimativa é que até a próxima visita da comissão as instituições as cumpram totalmente.
“Em razão das recomendações anteriores, registramos a falta de cumprimento de algumas, a exemplo da mudança na estruturação física dos alojamentos e dormitórios que precisa dar mais acessibilidade aos abrigados, como a retirada dos batentes na entrada dos quartos dos idosos”, frisou.
Já no Lar dos Idosos, também em Cajazeiras, o promotor disse que houve o cumprimento de quase todas as recomendações.
“Em visita ao Lar dos Idosos, verificamos que de todas as regularizações solicitadas no ano passado, foram cumpridas mais de 90% das recomendações. Esperamos que na próxima visita ele atinja os cem por cento”, declarou.
Segundo Valberto Lira, após as visitas da Comissão Permanente de Monitoramento e Fiscalização, os relatórios são entregues ao promotor de cada Comarca, para que juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e Vigilância Sanitária, os abrigos sejam visitados para verificar o cumprimento das recomendações de caráter eminente e urgente, além das adequações na estrutura física, no prazo estabelecido entre promotor e diretores das instituições.
Valberto Lira disse que na Paraíba existem 32 abrigos, de conhecimento oficial, o que representa um crescimento de 10,34% em um ano, já que em 2011 eram apenas 29 abrigos.
Comentários