icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP tem déficit de Agentes Comunitários de Saúde

Falta de profissionais compromete a cobertura dos agentes de saúde na capital; déficit é de pelo menos 200 agentes.

Publicado em 12/09/2012 às 6:00


O crescimento demográfico de João Pessoa não foi proporcionalmente acompanhado pelo número de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Esses profissionais são responsáveis por levar à população cuidados básicos de prevenção diretamente nas casas. O Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs-PB) calcula que haja um déficit de pelo menos 200 agentes. O baixo contingente atuante se reflete no atraso nas visitas periódicas aos domicílios ou a ausência do serviço em ruas novas da capital.

De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de João Pessoa saltou de 497.600 habitantes em 2001 para 723.515 atualmente. Em pouco mais de dez anos, registrou-se um acréscimo de mais de 200 mil pessoas. O crescimento populacional mudou o mapa da cidade, dando origem a novos bairros, sobretudo na região sul.

O território de João Pessoa é dividido em cinco distritos sanitários, por onde se distribuem as 180 Unidades de Saúde da Família (USF). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta atualmente com 1.538 agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que visitam mensalmente uma média de 150 famílias. Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Tâmara Guedes, o quadro está completo, sem registro de déficit no efetivo.

A secretária-geral do Sindacs-PB, Vera Lúcia de Lima, avalia que o serviço de atendimento em domicílio tem sido menos eficiente devido ao crescimento da cidade. “Em 2003 a cobertura era de 100%, conseguíamos fazer as visitas regulares a todas as residências. Hoje nossa cobertura é em torno de 80%, isso acontece por que a cidade está crescendo muito e em alta velocidade, principalmente no distrito número três, que inclui os bairros da zona sul, onde se detecta a maior quantidade de casas novas”.

Para Vera Lúcia, seria necessária a contratação de no mínimo mais 200 profissionais para atender à demanda atual. “O ACS desenvolve trabalho de prevenção e promoção de saúde, aproximando do cidadão os serviços públicos oferecidos nos PSFs. Fazemos o acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças, dentre outras ações. Na zona sul, os moradores de áreas descobertas podem recorrer ao Centro de Atenção Integral à Saúde, o Cais de Mangabeira”, informa Vera.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Tâmara Guedes, confirma que não há o quantitativo ideal de agentes e a cidade conta atualmente com 89% de cobertura da saúde da família. A diretora argumenta que o número de ACS acompanha a estratégia de saúde da família e cresce proporcionalmente ao número de USFs, logo só se podem contratar novos ACSs quando chegar à quantidade ideal de USFs. “O contingente de agentes é compatível com o número de USF que temos em João Pessoa. A questão é que essas unidades é que já não são suficientes devido ao crescimento populacional”, declara.

Tâmara Guedes afirma que as USFs estão sendo instaladas aos poucos, de acordo com o crescimento da cidade, e cita as unidades novas de Mangabeira VII e Bessa. “Mesmo com algumas deficiências, João Pessoa possui uma boa avaliação junto ao Ministério da Saúde e foi classificada como a segunda capital nordestina em cobertura da saúde da família. A Secretaria está trabalhando para ampliar a rede de USF e assim poder aumentar o número de agentes”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp