icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Lagoa terá solução definitiva

Parque será reflorestado e terá opções de esportes e cultura; anel interno será extinto para dar espaço aos novos equipamentos.

Publicado em 20/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 14:40

Uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. Assim será o Parque Solon de Lucena depois da revitalização planejada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O projeto vem sendo trabalhado desde março de 2013 pela Secretaria de Planejamento do município (Seplan). A previsão é de que a obra seja concluída até o final da gestão.

O Parque será reflorestado e terá opções de esportes e cultura, como quadra de tênis, esportes náuticos, ciclovias, minicampos, quadras esportivas e playgrounds. Ainda terá a implantação de memoriais dos grandes vultos da cultura paraibana. Para que haja espaço para tudo isso, o anel interno da Lagoa será extinto. O trânsito de veículos só ocorrerá pelo anel externo.

O último projeto desse porte que foi elaborado para o local foi feito pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1924, e só foi executado na década de 30. São mais de 70 anos sem nenhuma intervenção significativa para o maior cartão postal da cidade. Pensando nisso, a PMJP resolveu apresentar uma solução definitiva para a área.

A elaboração e execução de um projeto estruturante para a Lagoa foi uma determinação da prefeitura ainda no início da gestão. O projeto conta com a participação das secretarias de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Para a Seplan, a Lagoa do Parque Solon de Lucena é uma das maiores referências da cidade e tem um valor inestimável para os pessoenses.

Para a PMJP, além de oferecer um belo parque à população, o projeto também dará a oportunidade de resolver alguns problemas históricos, como é o caso das enchentes. Tornou-se comum a Lagoa transbordar em dias de chuva, o que atrapalha o trânsito e a circulação de pedestres, além de possibilitar a proliferação de doenças.

Para evitar que o problema das enchentes continue, foram iniciadas no mês passado as obras de desassoreamento da Lagoa, processo que consiste na retirada de resíduos sólidos alojados no fundo. Este trabalho deverá durar cerca de 90 dias. O material removido neste processo será reaproveitado na revitalização do antigo lixão do Róger.

CINTURÃO PROTEGE CONTRA OS ESGOTOS CLANDESTINOS

Essa é apenas uma parte da primeira etapa do projeto, que no total terá investimentos de mais de R$30 milhões. Ainda nesta fase, será construída, no entorno da Lagoa, uma nova parede de contenção para aumentar a resistência contra as águas das chuvas.

Também será construído um cinturão de proteção sanitária, que é uma tubulação para interceptar possíveis lançamentos de esgotos clandestinos. Com isso, a Lagoa passará a receber apenas a água das chuvas.

Além disso, um túnel será construído para escoar o excesso de água da Lagoa para o Rio Sanhauá. Para a construção do túnel, será usado um “método não destrutivo”. A obra será executada no subsolo, processo semelhante ao utilizado na construção de linhas de metrôs subterrâneos.

Dessa forma, a construção minimiza os transtornos causados à população, e não impede o tráfego de veículos. Vale destacar que esta será a primeira obra construída em João Pessoa através desse método, que reduz o impacto das obras na rotina da população.

Esse primeiro momento da reforma já foi licitado, e contará com investimentos de mais de R$ 20 milhões. As obras dessa fase serão concluídas em aproximadamente 12 meses, e só devem acabar, portanto, em 2015.

A segunda etapa do projeto será licitada até o final de junho, para que as obras sejam iniciadas em agosto. Nesta fase será desenvolvido o plano de urbanização da Lagoa, que será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes.

O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, a prefeitura também investirá em iluminação e segurança de alto padrão.

A PMJP vai construir uma central de monitoramento no Parque Solon de Lucena, dotada de câmeras, posto de polícia, base para a Guarda Municipal e banheiros públicos para os cidadãos.

BELEZA DO PARQUE IMPRESSIONA TURISTA

No início do século 20, e antes mesmo de ter esse nome, a Lagoa do Parque Solon de Lucena era parte de um sítio pertencente aos jesuítas. Na época, ela era conhecida como Lagoa dos Irerês, por causa do grande número de marrecos que havia em suas águas. No mesmo local, funcionou posteriormente o Engenho da Lagoa.

Só por volta de 1922, a Lagoa foi transformada em parque público. Foi durante a administração do governador Solon de Lucena e do prefeito Walfredo Guedes Pereira. A partir daí, surgiu a denominação Parque Solon de Lucena, como uma homenagem ao governador da época.

Os jardins do parque são obras do arquiteto-paisagista Burle Marx, responsável também por obras como os jardins do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro; o paisagismo do Eixo Monumental, em Brasília; e do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A marca registrada do local é o colar de palmeiras imperiais plantado ao redor de toda a lagoa. Destacam-se também os ipês amarelos, que encantam a população sempre que florescem, geralmente entre setembro e novembro.

Outra coisa que chama a atenção do público é a fonte luminosa localizada no meio da lagoa. As luzes costumam mudar de cor de acordo com as datas comemorativas, assim como a decoração ao redor e a música que é emitida através de caixas de som instaladas em postes do local.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp