VIDA URBANA
Leitos que vão ser habilitados pelo Governo Federal na PB já existem, diz secretário
Espaços para tratamento de Covid-19 estão funcionando com recursos estaduais.
Publicado em 29/04/2020 às 17:27 | Atualizado em 30/04/2020 às 7:41
O anúncio feito pelo Ministério da Saúde, de que 77 leitos de UTI seriam liberados para a Paraíba, na verdade não se trata de equipamentos novos que estão chegando ao estado. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, esses leitos já haviam sido comprados pelo Governo da Paraíba. A participação do Ministério da Saúde, neste caso, é que o órgão afirmou que pagaria pelo funcionamento dos espaços que estão auxiliando no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
Geraldo Medeiros disse que os leitos já estão equipados e funcionando com recursos próprios. A habilitação é quando o Ministério da Saúde reconhece o leito ativado e paga pelo funcionamento.
Até o momento, a Paraíba já tem 161 leitos ativos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O plano estadual de combate à pandemia projeta um suporte com 162 UTIs administradas pelas prefeituras, 7 da rede federal e 201 da Secretaria Estadual de Saúde.
O secretário de Saúde do Estado também afirmou que o Ministério da Saúde havia dito que mandaria 100 respiradores para a Paraíba, dentro de um plano de compra feito para todo o Brasil, com aproximadamente 2 mil aparelhos. Entretanto, Geraldo Medeiros disse que ainda não recebeu nenhum destes equipamentos.
“Adquirimos 84 e o Ministério confiscou a compra. Até hoje não recebemos nenhum”, disse, destacando ainda que uma nova compra de 105 respiradores foi feita, com a previsão de receber 30 aparelhos na próxima semana e, em seguida, mais 75. Esta compra foi feita em parceria com o Consórcio Nordeste, formado por representantes dos nove estados da região.
Comentários