VIDA URBANA
Luciano Agra assina criação do polêmico Parque Municipal do Cuiá
Apesar de ser alvo de investigação eleitoral, a Fazenda do Cuiá será transformada em Parque Natural e entra no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.
Publicado em 28/04/2011 às 16:27
Da Redação
Com Secom-JP
O decreto de criação do Parque Natural Municipal do Cuiá será assinado pelo prefeito Luciano Agra, nesta sexta-feira (29), às 15h, na Fazenda Cuiá, que fica na ladeira entre Mangabeira e Valentina Figueiredo. O parque será o primeiro de João Pessoa a entrar no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente.
No entanto, a área é alvo de uma denúncia feita contra a Prefeitura durante a última eleição. A coligação encabeçada por José Maranhão (PMDB) acusou a PMJP de ter superfaturado a compra para usar o dinheiro na campanha de Ricardo Coutinho (PSB). A Prefeitura pagou cerca de R$ 11 milhões pela área que, segundo os denunciantes só vale R$ 2 milhões. A Justiça eleitoral ainda não concluiu o julgamento deste processo.
A Fazenda Cuiá é uma área de Mata Atlântica de 43,12 hectares, equivalente a seis campos de futebol, localizada entre os bairros do Valentina Figueiredo, Grotão, Cuiá, Boa Esperança e adjacências. O cadastro do Ministério do Meio Ambiente divulga as cidades e suas políticas ambientais, colocando João Pessoa entre os municípios que se preocupam com a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
Formado por áreas de uso intensivo e restritivo, o trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 20,8 hectares, terá uso restrito, com trilhas educativas guiadas, espécies identificadas, valorizando o ambiente natural e propiciando o contato com a natureza preservada desta área.
Para as famílias e população em geral o Parque disporá de áreas para pic-nic, pedalinho, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatórios de pássaros, anfiteatro externo, casa de plantas (Bromeliário), exposição permanente de imagens da história da Fazenda Cuiá e do Parque, quiosques de serviços, postos de segurança, lojas de artesanato e souvenirs e estacionamento com 250 vagas, sendo 8 para portadores de necessidades especiais e ainda 100 vagas para motos e 10 para ônibus de turismo.
Para a secretária do Meio Ambiente, geógrafa Lígia Tavares, "o Parque Natural do Cuiá representa um marco para a sustentabilidade urbana e ambiental de João Pessoa. É a primeira unidade de conservação na cidade e o início de uma política que concilia o lazer com a preservação ambiental trazendo a natureza para o usufruto da população.”
O projeto do Parque, elaborado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Planejamento (Seplan), foi apresentado e discutido com a população, na última segunda-feira (25), durante audiência pública articulada com equipes do Orçamento Democrático (OD).
Comentários