icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Luciano Agra assina criação do polêmico Parque Municipal do Cuiá

Apesar de ser alvo de investigação eleitoral, a Fazenda do Cuiá será transformada em Parque Natural e entra no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.

Publicado em 28/04/2011 às 16:27

Da Redação
Com Secom-JP

O decreto de criação do Parque Natural Municipal do Cuiá será assinado pelo prefeito Luciano Agra, nesta sexta-feira (29), às 15h, na Fazenda Cuiá, que fica na ladeira entre Mangabeira e Valentina Figueiredo. O parque será o primeiro de João Pessoa a entrar no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente.

No entanto, a área é alvo de uma denúncia feita contra a Prefeitura durante a última eleição. A coligação encabeçada por José Maranhão (PMDB) acusou a PMJP de ter superfaturado a compra para usar o dinheiro na campanha de Ricardo Coutinho (PSB). A Prefeitura pagou cerca de R$ 11 milhões pela área que, segundo os denunciantes só vale R$ 2 milhões. A Justiça eleitoral ainda não concluiu o julgamento deste processo.

A Fazenda Cuiá é uma área de Mata Atlântica de 43,12 hectares, equivalente a seis campos de futebol, localizada entre os bairros do Valentina Figueiredo, Grotão, Cuiá, Boa Esperança e adjacências. O cadastro do Ministério do Meio Ambiente divulga as cidades e suas políticas ambientais, colocando João Pessoa entre os municípios que se preocupam com a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.

Formado por áreas de uso intensivo e restritivo, o trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 20,8 hectares, terá uso restrito, com trilhas educativas guiadas, espécies identificadas, valorizando o ambiente natural e propiciando o contato com a natureza preservada desta área.

Para as famílias e população em geral o Parque disporá de áreas para pic-nic, pedalinho, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatórios de pássaros, anfiteatro externo, casa de plantas (Bromeliário), exposição permanente de imagens da história da Fazenda Cuiá e do Parque, quiosques de serviços, postos de segurança, lojas de artesanato e souvenirs e estacionamento com 250 vagas, sendo 8 para portadores de necessidades especiais e ainda 100 vagas para motos e 10 para ônibus de turismo.

Para a secretária do Meio Ambiente, geógrafa Lígia Tavares, "o Parque Natural do Cuiá representa um marco para a sustentabilidade urbana e ambiental de João Pessoa. É a primeira unidade de conservação na cidade e o início de uma política que concilia o lazer com a preservação ambiental trazendo a natureza para o usufruto da população.”

O projeto do Parque, elaborado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Planejamento (Seplan), foi apresentado e discutido com a população, na última segunda-feira (25), durante audiência pública articulada com equipes do Orçamento Democrático (OD).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp