VIDA URBANA
Mães reclamam da falta de vagas nas creches municipais
Levantamento do MPPB aponta que déficit de vagas em creches de Bayuex prejudica o equivalente a 7.155 crianças de 0 a 3 anos.
Publicado em 11/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:18
“Eu já perdi várias oportunidades de emprego por não conseguir uma vaga na creche para a minha filha”, afirmou a dona de casa Edilma Rodrigues, moradora do município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa.
Como ela, diversas outras mães sofrem com o problema de falta de vagas em creches que, segundo levantamento feito pela Promotoria de Educação do Ministério Público da Paraíba, atinge 92% das crianças da cidade, o equivalente a 7.155 crianças de 0 a 3 anos. Os dados foram levantados com base no censo demográfico e da educação do ano de 2010.
Conforme a promotora Fabiana Lobo, que está trabalhando no caso, no final do mês passado foi realizada uma audiência pública para tratar da demanda. Na ocasião, autoridades municipais, bem como conselhos tutelares do município, estavam presentes e foi analisada a atual situação das escolas.
“Nós instauramos um inquérito com os números que tínhamos, esse déficit de 92%. Mas como eles eram embasados por dados de 2010, pedimos o aprofundamento desses dados, mas, da mesma forma, demos à prefeitura um prazo de 15 dias para apresentação de um plano para abertura de novas creches no município”, afirmou. O prazo teve início no dia 27 de fevereiro.
A prefeitura reconhece o problema, mas afirma que o município hoje possui 10 creches, nas quais ainda há vagas abertas para este ano. De acordo com a secretária de Educação do Município, Maria Gorete de Sousa, hoje, 776 crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas nestas 10 instituições existentes no município.
“Eu acho que houve um erro nesses dados do Ministério Público. Claro que não conseguimos atender à demanda, precisamos aumentar a oferta, mas o número não é tão alarmante”, rebateu.
Para diminuir esse déficit, a secretária informou que o município reabrirá ainda este ano uma creche que estava fechada e também dará início à construção de outra. “Essa reabertura está prevista para os próximos 15 dias. Também temos uma ordem de serviço quase pronta para a construção de uma creche no bairro São Bento ainda esse ano”, informou Maria Gorete.
A previsão da Secretaria de Educação de Bayeux é de que, até o final de 2016, cinco novas creches estejam construídas no município. “Pode ser que a gente não atenda 100%, mas pelo menos 90% dessa demanda será atendida com certeza”, mencionou.
Comentários