VIDA URBANA
Mais de 40 mil pessoas em CG sofrem com hipertensão
Para conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão, Unidade Básica de Saúde promove uma caminhada nesta quinta-feira (26).
Publicado em 26/04/2012 às 6:30
Em Campina Grande, o problema também é frequente e segundo dados da Secretaria de Saúde do município, mais de 40 mil pessoas sofrem com hipertensão. Desse total, sete mil também sofrem de diabetes tipo 2, e 2 mil de diabetes tipo 1, o que agrava o quadro de saúde dos pacientes. A maior parte dos hipertensos é de sedentários e têm uma dieta rica em alimentos gordurosos.
No Parque da Criança, a partir das 7h30 de hoje, haverá uma caminhada realizada pela Unidade Básica de Saúde da Pedreira, do bairro do Catolé. O objetivo é conscientizar a população dos perigos da hipertensão. Haverá também a distribuição de panfletos e um café da manhã. Além disso, profissionais de saúde também vão oferecer serviços gratuitos como verificação de pressão e testes de glicemia.
Conforme informações da Secretaria de Saúde de Campina Grande, somente nos meses de janeiro a fevereiro foram registradas 28 mortes por infarto, 57 por doenças cerebrovasculares e 30 por doenças relacionadas à hipertensão. Hoje, alguns eventos serão realizados na cidade para lembrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.
A coordenadora do programa da Saúde Hiperdia, Patrícia Rocha, ressaltou que durante todo o mês haverá a intensificação de serviços nos postos de atenção. O programa é realizado em parceria com o MS e realiza atendimentos médicos e de enfermagem junto ao Núcleo de Apoio de Saúde Familiar (Nasf), com nutricionistas e educadores físicos na equipe.
O acompanhamento dos pacientes é feito durante o ano inteiro pelas Unidades de Saúde da Família, com aferição de pressão, testes de glicemia e distribuição de medicamentos nos postos.
Os hipertensos também são instruídos para ter alimentação saudável e praticar exercícios, segundo Patrícia Rocha.
Comentários