icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Março deve ser de chuvas irregulares na Paraíba

Agricultores acreditam que mês de março, quando se comemora o dia de São José, é bom de chuvas. 

Publicado em 02/03/2017 às 9:45

A esperança do agricultor Antônio Almeida, 56 anos, é que a paisagem desértica de seu roçado, localizado na zona rural de Barra de Santa Rosa, no Curimataú do Estado, volte a ser um local com muitas plantas. Para os agricultores, as chuvas do mês de março, quando se comemora o dia de São José, definem se o ano vai ser chuvoso e bom para a lavoura. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), algumas regiões do Estado podem registrar chuvas irregulares neste mês.

A crença dos agricultores de que o dia de São José, 19 de março, é propício para chuvas tem uma explicação meteorológica. Conforme a meteorologista, Marle Bandeira, há uma possibilidade de ocorrerem chuvas neste mês nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão por causa do sistema gerador de chuvas no nordeste nessa época do ano. “O sistema é a zona de convergência intertropical, que é uma banda de nebulosidade que circula todo o globo terrestre e nessa época migra para o sul do equador, justamente na região do nordeste”, explicou.

Ainda de acordo com a meteorologista, para que as chuvas ocorram é necessário que as condições o Oceano Atlântico estejam favoráveis. Bandeira explica que os águas do Atlântico Norte teriam que estar mais frias e as do Atlântico Sul mais quentes e há uma sútil tendência que isso ocorra. A meteorologista explicou, também, que o oceano pacífico não está sendo analisado porque os fenômenos El Niño, principal responsável pela seca do ano passado, e La Niña estão neutralizados. “por causa disso esse ano deve ser melhor do que o ano passado”, pontua.

A Aesa acredita que as chuvas devem se comportar dentro da média para algumas regiões do Estado. Caso isso ocorra, o agricultor Antônio Almeida explica que já iria iniciar a plantação no mês que vem e que seria necessário chover pelo menos de oito em oito dias para manter a lavoura. “Se não chover em março a gente não planta e a nossa esperança é que chova só ano que vem”, disse.

Saiba mais

De acordo com a Aesa, a Paraíba é dividida em dois regimes de chuvas. O primeiro ocorre entre os meses de fevereiro e maio, nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, pelo sistema da zona de convergência intertropical. O outro regime de chuvas ocorre de abril a julho, no Agreste, Brejo e Litoral.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp