icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MEC deve resolver pendências

Pendências são referentes ao financiamento estudantil de 189 alunos de uma faculdade particular, que não conseguiram renovação de contrato.

Publicado em 13/06/2012 às 6:00


O prazo para o Ministério da Educação (MEC) resolver as pendências que envolveram o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e 189 alunos da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), em João Pessoa, termina no dia 30 deste mês.

A determinação faz parte de um acordo firmado no Ministério Público Federal (MPF), que foi acionado por estudantes que não conseguiram renovar o contrato de financiamento com o governo federal. Por conta disso, os acadêmicos foram obrigados a arcar integralmente com o valor da mensalidade de quase R$ 4,5 mil.

No entanto, 38 deles conseguiram através do MPF autorização para frequentar as aulas sem fazer esse pagamento, enquanto o problema com o Fies não é resolvido. Mas, se até o dia 30 deste mês, a pendência não for sanada, eles poderão ser obrigados a quitar a dívida acumulada ao longo de seis meses. A preocupação aflige estudantes e dirigentes da faculdade.

Criado pelo governo federal, o Fies é um programa estudantil que facilita o acesso de alunos à rede particular superior de ensino.

Com ele, o universitário pode financiar até 100% do valor da mensalidade e só paga pelo investimento feito após a formatura.

Os juros são de 3,4% ao ano.
Inicialmente, o financiamento só era concedido por meio da Caixa Econômica Federal. Mas, a partir de 2010, as linhas de crédito passaram a ser disponibilizadas também pelo Banco do Brasil.

Neste mesmo ano, o estudante recebeu a permissão de solicitar o financiamento em qualquer período do ano e o programa começou a funcionar com o recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que passou a ser o Agente Operador do Programa.

No entanto, as mudanças causaram prejuízos aos 189 alunos da Famene, que possuíam o Fies e não conseguiram renovar o contrato. A maioria deles foi obrigada a pagar a mensalidade, com recursos próprios.

Segundo o diretor da instituição, Eitel Santiago, as causas do problema ainda não foram esclarecidas. “Os alunos procuraram as agências bancárias para fazer a renovação do financiamento.

Preencheram os formulários, assinaram os contratos com os bancos, mas o processo não foi validado pelo FNDE”, explica.

Os acadêmicos foram orientados, pela instituição de ensino, a procurar o MPF. O órgão, por sua vez, determinou que a pendência fosse sanada e fixou prazos que foram alterados por quatro vezes, em virtude do não cumprimento da ordem. “Inicialmente, o MPF determinou que a situação fosse resolvida até dezembro de 2011. Depois, passou para fevereiro, março e o próximo prazo termina no dia 30 de junho”, detalha o diretor.

Sem financiamento, os estudantes foram obrigados a arcar integralmente com os valores da mensalidade. No entanto, 38 deles estão em situação ainda mais complicada. Há seis meses eles estão assistindo aulas, mas a mensalidade não vem sendo paga nem com recursos próprios e nem pelo Fies.

Se até o dia 30 de junho a pendência não for regularizada, os alunos terão que pagar as mensalidades acumuladas durante os seis meses. “A nossa expectativa é que esse problema seja resolvido até essa data. O financiamento estudantil é feito em conformidade com a renda familiar do aluno. Desta forma, o estudante pode financiar até 100% do valor da mensalidade.

Porém, a lei diz que, na ausência do financiamento, os alunos devem arcar com as despesas do curso”, comenta o diretor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp