VIDA URBANA
Médicos acreditam que braço de Shaolin ainda pode ser salvo
Apesar de ter sido cogitada a hipótese de amputação, após religamento, a vascularização do braço progrediu, mas a transferência para São Paulo é necessária.
Publicado em 19/01/2011 às 17:50
Da Redação
Com informações de Plínio Almeida
Em coletiva concedida à imprensa no final da tarde desta quarta-feira (19), o neurocirurgião Luciano Holanda, que atendeu o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, declarou que o que mais preocupa a equipe médica, no momento, é a lesão sofrida por ele no braço esquerdo. Mas, segundo o médico, apesar de, em um primeiro momento, ter sido cogitada a hipótese de amputação, depois do religamento feito pela equipe médica, a vascularização do braço progrediu e há chances de que ele não necessite usar prótese.
A coletiva aconteceu no auditório do Hospital Antônio Targino e terminou por volta das 17h15. O médico Luciano Holanda informou que o estado de saúde do humorista ainda é grave. Shaolin permanece sedado, na UTI, mas está sob uma sedação mais leve. De acordo com o último boletim médico, ele já apresenta movimentos respiratórios espontâneos, apesar de ainda respirar com a ajuda de aparelhos.
O neurocirurgião disse que, em tomografia realizada nesta quarta, ficou constatado que o cérebro do humorista está em condições normais. Ainda segundo o médico, os sinais vitais e as taxas sanguíneas de Shaolin também estão dentro da normalidade. A grande preocupação está mesmo na lesão sofrida pelo braço esquerdo do humorista.
Com o impacto sofrido no acidente, o paraibano perdeu metade do úmero (osso que une o ombro ao cotovelo), além de parte da musculatura. O local da lesão sofreu inchaço e edemas. Mas o médico ainda confia na recuperação do membro. Para tanto, a transferência para um hospital de São Paulo é imprescindível.
No entanto, de acordo com o médico, a confirmação da transferência só pode ser feita amanhã, quando, entre 7h e 8h, novos exames serão realizados. Caso o quadro neurológico de Shaolin esteja suficientemente sob controle para suportar a viagem de avião, o humorista terá que se submeter a um tratamento com várias etapas em São Paulo. Segundo o dr. Holanda, cada uma das etapas no tratamento para a reconstituição do braço – pele, tecidos, músculos, ossos – envolve várias cirurgias.
No momento, o braço de Shaolin ainda está sob o comprometimento de algumas veias, que foram rompidas; no entanto, o médico afirmou que as artérias foram preservadas. A previsão é de que nesta quinta, depois dos resultados dos exames a serem realizados pela manhã, o hospital divulgue um novo boletim médico.
Comentários