VIDA URBANA
Ministro da Saúde garante que vacinas serão encaminhadas aos estados nesta segunda-feira
Ministro Eduardo Pazuello afirmou que a vacinação, em todo o Brasil, será iniciada na quarta-feira (20), às 10h.
Publicado em 17/01/2021 às 16:54 | Atualizado em 17/01/2021 às 17:29
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu em entrevista neste domingo (17), que as vacinas contra a Covid-19 serão encaminhadas aos estados brasileiros a partir desta segunda-feira (18), às 7h. Ele afirmou que o cronograma que havia sido definido pelo órgão anteriormente está mantido e, por isso, a campanha nacional de vacinação será iniciada na quarta-feira (20), às 10h.
Na semana passada, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) anunciou que este prazo previsto para 20 de janeiro havia sido adiantado pelo ministro da Saúde, em uma reunião com os prefeitos das capitais e das principais cidades-polo do Brasil. Em João Pessoa, a vacinação acontecerá em ginásios, em casa e também no formato ‘drive thru’. O planejamento estratégico foi explicado pelo secretário de Saúde, Fábio Rocha, nesta sexta-feira (15), em entrevista à TV Cabo Branco.
De acordo com o Plano de Vacinação contra a Covid-19 divulgado pelo Governo da Paraíba na semana passada, a primeira fase da imunização será com prioridade para os trabalhadores de saúde, povos de comunidades tradicionais quilombola e população indígena vivendo em terras demarcadas; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, pessoas de 80 anos ou mais e pessoas de 75 a 79 anos.
No domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial no país das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford. A reunião durou cerca de cinco horas.
No caso da CoronaVac, a taxa de sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%, segundo a agência. Para a AstraZeneca, a Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%.
O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer em até cinco dias. A previsão é de que o processo possa começar no dia 20 ou 21 de janeiro.
Comentários