VIDA URBANA
Moradores dos Bancários e Água Fria reclamam de assaltos
Em alguns trechos dos bairros, as áreas de mata ou com poucas residências são os cenários mais procurados. População critica falta de políciamento na área
Publicado em 20/02/2016 às 17:52
A localização próxima a duas universidades e shoppings fez dos bairros dos Bancários e Água Fria, em João Pessoa, áreas bastante procuradas por estudantes. Porém, o preço da comodidade de morar a curta distância de onde estuda é a insegurança. Em alguns trechos dos bairros, as áreas de mata ou com poucas residências são os cenários mais procurados pelos bandidos.
O universitário Rafael Almeida mora há mais de um ano em Água Fria, a apenas duas quadras da faculdade onde estuda. Ele revela que desde que chegou, os amigos e vizinhos relatavam casos de assaltos e roubos no trecho do bairro próximo à instituição de ensino. Porém, no fim do ano passado o estudante foi vítima de assalto na Rua José Firmino, a poucos metros de casa.
“O homem me abordou em uma moto por volta das 17h e depois disso ouvi outros colegas dizendo que já tinham sido assaltados nessa rua, independente do horário. Apesar de ser uma rua principal, com bastante movimento, a gente sente medo”, acrescentou o jovem.
Se nem a movimentação do trânsito e comércio na rua onde Rafael foi assaltado intimida os bandidos, as áreas dos Bancários e de Água Fria onde há reservas de matas tornam-se ainda mais vulneráveis à prática de crimes. Camila Cavalcanti relata que foi assaltada em janeiro deste ano, nos arredores de uma mata, próximo a um supermercado do bairro. “Foi tão rápido que só senti alguém puxando minha bolsa. Me desesperei e corri para dentro do estacionamento do supermercado”, contou a estudante.
Sobre a atuação de policiais nos dois bairros, especificamente nos trechos próximos às universidades, os moradores são unânimes em criticar a falta de policiamento em dias comuns. “Aqui é sempre muito esquisito e toda semana a gente ouve o pessoal comentar que teve assalto. A gente já sai de casa com medo”, contou a dona de casa Paula da Silva, que mora na Rua Adnaldo Silveira de Souza, nos Bancários.
O relato dela é confirmado pelos policiais civis da 9ª Delegacia Distrital, localizada em Mangabeira, onde as vítimas de assaltos e outros crimes ocorridos nos Bancários ou em Água Fria costumam registrar os casos. “Aqui todos os dias chegam pessoas para registrar Boletim de Ocorrência referente a roubo nesses dois bairros. Geralmente, segundo as vítimas, os ladrões estão em motocicletas ou bicicletas e levam principalmente os celulares”, disse um policial que preferiu não se identificar.
O que diz a PM
Ao contrário do que reclamou a população, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Sena, informou que os policiais fazem ações preventivas no trecho citado na reportagem. Ele explicou que o trabalho é feito com três viaturas de radiopatrulhamento, além de uma equipe em três motocicletas e uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) Móvel, que atende exclusivamente o bairro dos Bancários. “Além disso, no dia 4 deste mês nós entregamos outra UPS Móvel no bairro do José Américo, que atenderá também os Bancários e aquela região de Água Fria. Então, as UPSs fazem o trabalho preventivo e as equipes de rua o ostensivo e preventivo também”, detalhou Carlos Sena.
Comentários