VIDA URBANA
Moradores reclamam das ruas sem pavimentação
Moradores dos bairros de Água Fria e Geisel reclamam dos transtornos gerados pela falta de pavimentação das ruas dos bairros.
Publicado em 30/11/2012 às 6:00
Apesar do rápido desenvolvimento urbano que a zona sul de João Pessoa passa atualmente, muitas ruas do bairro Água Fria e do Geisel ainda são de barro, mesmo estando localizadas próximo ao Centro Administrativo Municipal e com as ruas paralelas já calçadas, algumas até recentemente. Os moradores reclamam da poeira que invade as casas e provoca doenças nas crianças, além de outros transtornos. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, solicitação de pavimentação de ruas deve ser encaminhada para o Orçamento Democrático 2013.
A dona de casa Joselma Dantas, 26 anos, reside na rua Francisco Manoel de Andrade, que não possui calçamento. Por conta disso, o filho de apenas sete meses, vive constantemente com coriza e com sinais de gripe, devido à poeira. “Eu limpo a casa várias vezes no dia, mas todas as vezes retiro poeira dos móveis, mas mesmo assim meu filho vive doentinho, com corrimento nasal e a médica já disse que é por conta da poeira, e eu, infelizmente, não tenho mais o que fazer”, relatou.
Joselma Dantas disse, ainda, que, além do filho recém-nascido, tem uma filha de seis anos que costuma brincar de bicicleta na rua, com as outras crianças do prédio em que mora, mas que pelo piso irregular da rua e pela falta de infraestrutura, a filha já caiu várias vezes.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou através da assessoria de comunicação que a rua Franscisco Manoel de Andrade não consta no pacote de pavimentação de 2012. No entanto, não soube informar sobre as outras ruas do bairro que ainda são de barro. Segundo a assessoria, todas as solicitações feitas pela população referentes a pavimentação devem ser encaminhadas para as audiências do Orçamento Democrático 2013.
Por sua vez, a diretora de Planejamento e Acompanhamento do Orçamento Democrático da Prefeitura Municipal, Nadja Almeida, o setor realiza no início de cada ano audiências regionais – já que os bairros e comunidades são divididos em regiões – para que a população vote quais são as solicitações prioritárias para execução no ano seguinte. “O bairro de Água Fria faz parte da 5ª região orçamentária, cuja audiência foi realizada em 20 de março, deste ano, onde 422 formulários foram preenchidos. Desse total, 3,55% votaram na pavimentação da rua Francisco Manoel de Andrade, elegendo-a como a quinta prioridade, das dez eleitas, para o próximo ano”, explicou.
Segundo Nadja Almeida, na reunião da OD realizada em agosto último, o secretário adjunto da Seinfra, Joaquim Almeida, apresentou o status da rua em questão como “em fase de desenvolvimento de projeto para a execução no próximo exercício (2013)”.
Comentários