VIDA URBANA
Morre Josélio Gondim, jornalista e fundador da revista 'A Carta'
Jornalista foi internado no último domingo (1) na UTI do Hospital Samaritano e morreu na madrugada deste sábado após uma insuficiência cardíaca.
Publicado em 07/08/2010 às 10:54
Da Redação
Morreu por volta das 3h deste sábado (7), aos 76 anos, por insuficiência cardíaca, o jornalista e empresário Josélio Gondim. Segundo informações de Artur Gondim, neto de Josélio, na noite do último domingo (1) o jornalista se queixou de cansaço e por volta das 22h30 teve uma parada cardiorrespiratória. Os médicos foram chamados e conseguiram reanimar Josélio, que foi levado às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, na Capital.
De acordo com Artur, o empresário saiu da UTI na quinta-feira e foi levado para um apartamento do hospital. Artur afirmou que o jornalista não reclamava de dores e que se sentia melhor. Porém nesta madrugada, Josélio morreu enquanto dormia.
Em março deste ano, o empresário já havia sido internado hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, com insuficiência respiratória causada após uma pneumonia, segundo seu neto.
O velório do corpo do jornalista acontece neste momento na Funerária Morada da Paz, Av. João Machado, 1214 - Jaguaribe, João Pessoa. O enterro só deve acontecer na próxima segunda-feira (9), no cemitério Boa Sentença, pois a família espera a irmã do jornalista que vive na França.
A carreira
Josélio Gondim foi um dos pioneiros do jornalismo em revista no Brasil, entre as quais a extinta "A Carta", "O espelho", "O sol", entre outrras. Cursou jornalismo na Fundação Cásper Líbaro, em São Paulo, em meados da década de 50. O escritor iniciou a carreira de jornalista em São Paulo, em um jornal dos Associados, chegando a ocupar o cargo de subsecretário do jornal O Norte
Passou também por vários outros periódicos a exemplo do Diário de São Paulo, onde fez estágio por seis meses passando, em seguida a ser repórter do mesmo jornal. Logo depois foi para O Jornal do Rio de Janeiro, também do grupo Associados. Como escritor Josélio já publicou vários livros, como: "Sob o Sol do Nordeste", em que revela os bastidores e episódios inéditos do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, "Eu nu a caminho dos elefantes", "'Cadeira de Rodas – Nas ante-salas da morte", entre outros.
Atualizado às 11h48
Comentários