VIDA URBANA
MP e PMJP fazem planejamento para ambulantes da capital
Secretaria de Desenvolvimento Urbano planeja melhorar trabalho dos ambulantes nas ruas de João Pessoa.
Publicado em 10/06/2012 às 8:00
Assim como acontece no Centro da capital, a presença de ambulantes dificultando a passagem dos pedestres nas calçadas também é comum nos mercados públicos dos diversos bairros de João Pessoa, como acontece, por exemplo, em Mangabeira e Oitizeiro.
O secretário de Desenvolvimento Urbano da capital, Ivan Burity, informou que a Secretaria está fazendo um plano de diagnóstico dos pontos que apresentam mais problemas de acessibilidade.
“A partir desse diagnóstico vamos montar um plano de ação com os comerciantes informais, com o diálogo e planejamentos necessários, para garantir que a população tenha as calçadas e as vias de acesso público livres”, frisou.
Outra solução apontada pelo secretário é a continuidade no trabalho de reordenamento dos mercados públicos para relocar os ambulantes. Diante de tanto desrespeito com a população, o Ministério Público, por meio da Promotoria do Cidadão, mantém há cinco anos uma comissão especial para tratar dos problemas referentes à acessibilidade. Além disso, a Promotoria está organizando uma ação multinstitucional para garantir a liberdade dos transeuntes nas vias de passeio público e nos estabelecimentos particulares. O promotor do cidadão, Valberto Lira, explicou que o Ministério Público move constantemente ações para reclamar a falta de acessibilidade nas ruas e estabelecimentos da capital.
“Nós percebemos que a mobilidade nas calçadas está cada vez mais reduzida, para qualquer pessoa. Muitos não entendem que as calçadas são vias de passeio público”, completa o promotor Valberto Lira, acrescentando que as pessoas podem denunciar os abusos.
Comentários