icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MP encontra falhas nas UBSs de Bayeux

Médicos sem cumprir carga horária e população sem atendimento, foram alguns dos problemas encontrados nas UBS's de Bayeux.

Publicado em 23/03/2012 às 6:30


Em inspeção realizada na última terça-feira, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (do Ministério Público Estadual-MPPB) encontrou diversas irregularidades em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bayeux – na Região Metropolitana de João Pessoa. O principal problema detectado foi a falta de atendimento médico especializado e o não cumprimento da carga horária de trabalho desses profissionais.

Além disso, medicamentos vencidos eram utilizados no tratamento dos usuários.

Conforme a coordenadora do Caop da Saúde, Adriana Amorim, de todas as seis unidades básicas avaliadas, apenas uma registrava a presença do médico, que deveria estar no local em horário integral - realizando os procedimentos de prevenção e promoção à saúde da população.

“Em conversa com usuários, foram relatadas queixas sobre a inconstância do atendimento em algumas unidades e, notadamente, ao descumprimento da carga horária”, enfatizou a coordenadora.

Ainda segundo ela, a inspeção constatou que algumas unidades de saúde precisam de reparos na estrutura física e predial.

Foram visitadas pelo Caop as seguintes unidades: São Bento I e II, Sesi III, Tambay, Jardim Aeroporto I e II – além dos hospitais João Marsicano e o Do Povo. “A acessibilidade em algumas unidades também é precária. Não há identificação de alguns locais e os copos descartáveis não ficam à disposição dos pacientes”, acrescentou a promotora Adriana.

Os relatórios elaborados na inspeção já foram encaminhados para a Promotoria de Saúde de Bayeux (que solicitou a fiscalização), que deverá instaurar procedimento administrativo contra a Secretaria Municipal de Saúde e notificá-la para sanar as irregularidades.

Também participaram da inspeção os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia; além do Corpo de Bombeiros e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal. A operação é fruto de parceria institucional desses órgãos de fiscalização, objetivando avaliar as condições de funcionamento dos equipamentos públicos que prestam serviços de saúde.

“Esse acompanhamento dos serviços da Atenção Básica à Saúde, que são serviços que devem estar na comunidade, é muito importante, uma vez que as unidades consistem na porta de entrada do SUS - podendo resolver até 80% dos problemas.

Por isso, essas unidades devem ter seu acesso facilitado”, concluiu a promotora.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp