VIDA URBANA
MP fiscaliza e fecha três lanchonetes em shoppings da Capital
Fiscalização interditou três lanchonetes na Capital. Segundo o promotor do consumidor, estabelecimentos devem se adequar e convocar nova inspeção.
Publicado em 22/01/2009 às 12:36
Da Redação
As lanchonetes McDonald's e Dougla's Burguer, no Manaíra Shopping, e a Iggo's Burguer, no Shopping Tambiá, foram interditadas nesta quinta-feira (22) após uma fiscalização realizada pelo Fórum de Instituição de Defesa do Consumidor. Segundo o promotor do consumidor, Glauberto Bezerra, nas três lanchonetes foram encontrados alimentos mal acondicionados e baratas.
As inspeções são realizadas rotineiramente pelo Fórum. Nesta quinta, foram inspecionadas as lanchonetes e restaurantes dos Shoppings Tambiá e Manaíra. Além das duas lanchonetes, o restaurante Camarão & Cia teve o balcão interditado por refrigeramento inadequado.
No Shopping Tambiá um outro restaurante que ainda não foi identificado também foi notificado. Uma audiência foi marcada para a próxima semana com a administração dos dois shoppings da Capital e os representantes dos estabelecimentos notificados. O promotor alertou ainda que esta é uma fiscalização de rotina que visa garantir a segurança para os consumidores.
Com relação à autuação, os restaurantes e lanchonetes terão 10 dias para apresentar defesa aos órgãos de defesa do consumidor, ficando sujeitos ao pagamento de multa que varia entre R$ 200 a R$ 3 milhões. Quanto à interdição, os estabelecimentos voltarão a funcionar assim que regularizarem a situação na Vigilância Sanitária.
A diretoria do Shopping Tambiá entrou em contato com nossa reportagem e informou que o shopping não tinha sido notificado por descumprir normas de segurança. "Não fomos notificados, mas vamos comparecer a uma audiência marcada para próxima quarta com o ministério público", afirmou Marcos Lavogadi, superintendente do shopping Tambiá.
A gerente do McDonald's não quis comentar os motivos que causaram a interdição, mas informou que a lanchonete tem um prazo de dez dias para se adequar às exigências do Ministério Público. Já o gerente da Dougla's Burguer disse que a interdição trata-se apenas de uma questão de documentação e negou que o problema seja de higienização, mas a lanchonete também está interditada.
A fiscalização reúne representantes do Ministério Público, Procon-PB, Procon-JP, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Bombeiros e da Delegacia de Serviços Econômicos.
Comentários