VIDA URBANA
MP registra 516 casos de violência
De acordo com informações do Ministério Público da Paraíba, 72% das denúncias se referem a abuso sexual e 28% a exploração sexual.
Publicado em 18/10/2012 às 6:00
Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o Ministério Público da Paraíba já recebeu 516 denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Estado, o que representa uma média de dois casos registrados a cada dia. As reclamações foram encaminhadas pelo Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ao Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente.
De acordo com informações do Ministério Público da Paraíba, 72% das denúncias se referem a abuso sexual e 28% a exploração sexual. Após receber as denúncias, o Caop da Criança e do Adolescente as encaminha para as respectivas promotorias do Estado para que seja feita a investigação.
O Disque 100 é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. Por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que registra as denúncias online, cada Ministério Público acessa o sistema para fazer o envio às promotorias.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, comentou que o governo estadual está atuando em várias frentes para combater o crescimento da violência contra crianças e adolescentes e também para incentivar a formalização de denúncias. “Estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias e fortalecendo a rede de enfrentamento”, afirmou.
“Estamos desenvolvendo vários trabalhos, como por exemplo a realização de capacitações com conselheiros tutelares, e também estamos estruturando, com equipamentos e material de uso permanente, os conselhos tutelares e os Centros de Referência de Assistência Social”, completou. Uma campanha de prevenção à violência contra crianças e adolescentes deverá ser desenvolvida em todo o Estado a partir do próximo mês.
Comentários