VIDA URBANA
MST interdita BR-101 na divisa entre Paraíba e Pernambuco
PRF orienta que motoristas entrem nas proximidades da Usina Giasa, no sentido do município de Pedras de Fogo, saindo na cidade pernambucana de Goiana.
Publicado em 30/03/2015 às 9:22
Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram na manhã desta segunda-feira (30) os dois sentidos da BR-101, no trecho da divisa entre os Estados da Paraíba e de Pernambuco. Os manifestantes usaram pedaços de madeira para fechar as vias, causando congestionamento e revolta de motoristas.
Conforme a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a orientação é que os condutores entrem nas proximidades da Usina Giasa, no sentido do município de Pedras de Fogo, saindo na cidade de Goiana, em Pernambuco.
Segundo a representante da Diretoria Nacional do movimento Adriana Araújo, o bloqueio da BR-101 foi feito para pressionar os proprietários da Usina Maravilha, em Goiana, a repassarem terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
“Queremos cobrar a audiência para que seja discutida a questão da área da Usina Maravilha. A usina, que já demonstrou interesse em ceder as terras, tem que passá-las legalmente para que o INCRA faça a reforma agrária. Em Pernambuco, já está tudo avançado, com laudo, inclusive. Na Paraíba está tudo parado", afirmou.
De acordo com o articulador político do MST, Augusto Belarmino, uma reunião na sede do INCRA, em João Pessoa, está ocorrendo para decidir a questão das terras e do assentamento de mais de 3 mil famílias paraibanas. "Caso nada seja definido, amanhã iremos fechar toda a BR-101 no Estado", disse.
O superintendente do INCRA na Paraíba, Cleofas Caju, ressaltou que a administração da usina já adiantou 3 mil hectares em Pernambuco e está esperando a desapropriação na região terminar para trabalhar as terras na Paraíba. "O que podemos fazer é marcar reuniões para tentar negociar com a diretoria da usina e adiantar esse processo", frisou.
Comentários