VIDA URBANA
Mudança causa transtornos
Primeiro dia de mudanças no trânsito do bairro do Miramar deixou motoristas confusos por falta de sinalização.
Publicado em 25/05/2012 às 6:30
Os moradores do bairro do Miramar, em João Pessoa, e os motoristas que costumam passar pela região não aprovaram o primeiro dia de alteração de trânsito na via que dá acesso da zona sul da cidade para a zona leste. No local, muitos condutores ficaram confusos por falta de sinalização e motoristas de ônibus tiveram dificuldade para entrar na avenida Epitácio Pessoa. Para auxiliar quem passar pela região, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou agentes de mobilidade durante o período de adequação.
“Ficou pior porque o movimento ficou maior. Já até bateu um ônibus ali”, explicou Pedro Bezerra de Lima, que trabalha com serviços gerais em uma empresa localizada na rua Hilda Lucena, uma das que sofreram alteração. Ele relatou que mora no Padre Zé e, quando chegou ao trabalho, por volta das 5h40, o trânsito ainda estava tranquilo, mas, no horário de pico, o local ficou congestionado. “Para voltar pra casa vai complicar”, disse.
O superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire, disse que o congestionamento no local é normal nesses primeiros dias em função da novidade. “Já verificamos que o tempo de verde no semáforo na subida da Epitácio Pessoa não é ideal e já estamos resolvendo isso. E quando a Rui Carneiro tiver o semáforo aberto, durante a terceira etapa de obras, que será na semana que vem, a fluidez será grande naquela região”, garantiu Freire.
“Essa intervenção é para abrir acessos laterais entre corredores.
João Pessoa hoje é muito carente de acessos laterais, porque o único cômodo que existe é a BR-230, que não foi construída para tal fim. Ela tem a função de receber a produção dos navios para escoar para o resto do Brasil através da Rodovia Transamazônica, mas os veículos se apoderaram dela, tanto é que tem congestionamento naquela via diariamente”, justificou o superintendente adjunto.
Alguns condutores também reclamaram de falta de sinalização no local para indicar as mudanças e faixas de pedestre. Paulo Freire, no entanto, negou que exista esse déficit. “Na verdade, o que falta é placas de orientação, que já está sendo resolvido, não há porque reclamar. Além disso, temos agentes de trânsito no local para orientar os motoristas durante todo o dia”, tranquilizou.
As mudanças de tráfego no Miramar fazem parte das intervenções e obras que a prefeitura está realizando, por meio da Semob, com a intenção de melhorar a mobilidade e dar segurança para os deslocamentos de pedestres e veículos. A primeira etapa do projeto foi o binário do Castelo Branco.
Comentários