VIDA URBANA
Mulher precisa de assistência psicológica
Mulheres que passam pela experiência de perderem seus filhos antes mesmo deles nascerem precisam de um acompanhamento psicológico profissional.
Publicado em 07/10/2012 às 8:00
Toda perda causa um grande sofrimento emocional. Por isso, as mulheres que passam pela experiência de perderem seus filhos antes mesmo deles nascerem precisam de um acompanhamento psicológico profissional.
Segundo a psicóloga e chefe do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Palitó, além da ajuda profissional, é preciso que a família apoie bastante a mãe para que ela possa reconstruir o sonho de ter um filho.
“A mulher estava se preparando para a vida, tinha uma relação afetiva com o feto, uma cumplicidade única. Então a quebra disso tudo causa um grande choque que precisa ser trabalhado”, alertou Mônica, ao lembrar que a mulher também pode desenvolver reações como culpa e medo de ter outro filho. “O tempo de 'cura' vai de como cada mulher vivencia esse momento, quais as crenças religiosas que carrega, valores e a família na qual está inserida”, completou.
Comentários