VIDA URBANA
Quarta-feira de Fogo: Alceu Valença comanda desfile do 'Muriçocas do Miramar'
Concentração acontece a partir das 19h na Praça das Muriçocas. Bloco completa 31 anos em 2018.
Publicado em 07/02/2018 às 7:00 | Atualizado em 07/02/2018 às 15:11
Maior bloco do Folia de Rua de João Pessoa, o 'Muriçocas do Miramar desfila nesta Quarta-Feira de Fogo (7) às 21h. A concentração acontece às 19h na Praça das Muriçocas, e traz como atração principal o pernambucano Alceu Valença. O bloco vai ser animado por 10 trios elétricos. Em 2018, o 'Muriçocas' completa 31 anos.
De acordo com Fuba, compositor e diretor artístico do bloco, este ano são esperados mais de 400 mil foliões na 'Via Folia', localizada na Avenida Epitácio Pessoa. Além de Alceu e o próprio Fuba, o bloco vai contar também com Os Gonzagas, Seu Pereira, Mafiota, Madu-carnavália, Forró Bakana e Banda Nagibe.
Em 2018, a Quarta-Feira de Fogo homenageia os cantores paraibanos Antônio Barros e Cecéu. O bloco teve seu estandarte confeccionado pela artista plástica Karine Oliveira.
>> Confira os esquemas de segurança, trânsito e saúde para o desfile das Muriçocas
A agremiação surgiu durante uma festa de aniversário, no bairro de Miramar em 1986, em uma brincadeira de um grupo de amigos formado por artistas, professores e jornalistas. Mas as Muriçocas só ganharam as ruas de João Pessoa em 1987. Desde então, o bloco tem agitado a cidade durante a noite da Quarta-feira de Fogo. Seu hino é de autoria de Fuba, que também criou o termo Quarta-feira de Fogo, uma referência à Quarta-feira de Cinzas.
>> Desfile modifica funcionamento de repartições públicas
Em 2012, o Governo do Estado oficializou o bloco 'Muriçocas do Miramar' como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. De acordo com Fuba, um dos grandes objetivos da agremiação é valorizar a cultura de João Pessoa. "Na verdade o Muriçocas deixou de ser apenas um bloco, é um movimento cultural da nossa cidade. É um evento que originou a folia de rua aqui na capital", afirma.
Comentários