VIDA URBANA
Número de assaltos a ônibus sobe para 17
Já chegam a 17 o número de coletivos assaltados na capital; em apenas duas horas, nove ônibus foram roubados por homens e adolescentes armados.
Publicado em 06/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20
Mais cinco ônibus foram assaltados em João Pessoa, entre a noite da última quinta-feira e manhã de ontem, o que eleva para 17 o número de investidas criminosas contra o transporte coletivo esta semana na capital. Sem temer qualquer tipo de repressão, dois assaltos foram cometidos ainda no início da manhã e em apenas um caso, a polícia conseguiu apreender três adolescentes suspeitos de cometer o delito.
O primeiro assalto aconteceu por volta das 6h18 e o alvo foi um ônibus que faz a linha 101 (Grotão). Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), dois homens armados com faca anunciaram o assalto na Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome. O cobrador do ônibus revelou que os bandidos levaram R$ 60 e fugiram em direção à comunidade 'Rua do Rio'.
Em seguida, às 6h24, dois homens armados com revólver assaltaram o ônibus da linha 104 (Bairro das Indústrias), na avenida Trincheiras, no Varadouro. O cobrador do veículo explicou à Polícia Militar (PM), que após anunciar o assalto os bandidos conseguiram roubar R$ 50 e fugiram, enquanto o ônibus seguiu viagem.
Durante a noite da quinta-feira os assaltos foram praticados em um período de duas horas entre as 20h04 e 22h30. Um crime ocorreu na avenida Pedro II, contra um ônibus da linha 5310 (Bancários) e um outro ocorreu na avenida Trincheiras e o alvo foi um ônibus da linha 107 (José Américo).
Na operação 'Ônibus Seguro', a PM conseguiu apreender três adolescentes suspeitos de assaltar o ônibus da linha 203 (Cristo – Rangel), próximo ao viaduto do Ponto de Cem Réis, no Centro da capital, na noite de quinta-feira. De acordo com a PM, os garotos foram detidos nas proximidades do Mercado Central, porém já não estavam com o valor roubado. Os suspeitos foram reconhecidos por algumas testemunhas, mas liberados pela polícia, já que nenhuma das vítimas optou por denunciá-los.
ENITIDADES APROVAM OPERAÇÃODA POLÍCIA NOS TRANSPORTES DE JP
Desde quinta-feira, equipes do 1º e do 5º Batalhões de Polícia Militar estão realizando abordagens a ônibus para evitar a ação dos criminosos. A determinação foi do comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves. Ele disse que os registros de assaltos a ônibus é uma reação às operações das polícias em outras localidades da cidade.
“Em junho, realizamos a segurança de 135 eventos juninos, espalhados pelo Estado. No ano passado, foram 35 festividades.
Além disso, também garantimos o policiamento em 20 manifestações populares na Região Metropolitana. Por conta desse efetivo direcionado para os eventos nas ruas, os crimes violentos contra o patrimônio diminuíram, mas alguns bandidos migraram para os ônibus. Isso é uma coisa que está ocorrendo em todas as capitais do Nordeste”, afirmou.
Para a Associação de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), a ação da polícia é motivo de alívio. Através da assessoria de imprensa, o presidente da entidade, Mário Tourinho, lembrou que a segurança pública é uma responsabilidade das polícias e as abordagens dos militares garante a proteção dos usuários que estão dentro e fora dos coletivos.
A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), órgão que gerencia o funcionamento dos ônibus urbanos de João Pessoa, também aprova a inciativa da polícia em melhorar a segurança dos coletivos. “Tudo o que for de melhoria para nossos usuários recebe nosso apoio. Não apenas aprovamos como também parabenizamos essa ação da polícia”, disse o diretor de Operações da Semob, Cristiano Nóbrega. (Colaborou Nathiele Ferreira)
Comentários