icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obra da Avenida Liberdade só acaba em dezembro

Obra tinha previsão inicial de entrega para junho, foi adiada para setembro, e agora, segundo DER a previsão é que a duplicação fique pronta em dezembro.

Publicado em 27/09/2012 às 6:00


Os moradores do município de Bayeux, situado na Região Metropolitana de João Pessoa, terão que esperar mais um pouco para ter a duplicação da avenida Liberdade concluída. A obra tinha previsão inicial de entrega para junho deste ano, mas foi adiada para setembro, e agora, segundo o diretor de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima, a previsão é que a duplicação fique pronta até dezembro próximo.

De acordo com Hélio Cunha Lima, a obra estimada em R$ 5.766.092,90 atrasou por conta do número de desapropriações necessárias para o andamento da mesma. “Toda obra de característica urbana depende de fatores externos que acabam comprometendo o andamento dos trabalhos, um deles está sendo a quantidade de desapropriações, pois já pagamos mais de R$ 3 milhões e ainda faltam realizar outras, a exemplo da biblioteca municipal, que estamos construindo uma nova para poder desapropriar a antiga”, explicou.

Segundo o diretor de Obras do DER, outro motivo relacionado ao retardo da conclusão é a retirada dos postes de energia, além de fatores ambientais, como as chuvas, mas afirmou que cerca de 70% da obra está concluída. “O binário é composto por duas 'pernas', que são as vias de ida e volta. A parte de dentro do município já está asfaltada e agora estamos começando a intensificar o trabalho na avenida Liberdade, que será toda recapeada e ganhará iluminação ornamental”, ressaltou.

O taxista Francisco Orivando, 39 anos, trabalha há 4 anos nesta área e disse que nos horários de pico o local fica intransitável.

“Depois das 16h não dá para trafegar pela avenida Liberdade, só pela BR e muitos passageiros desistem da corrida por conta da distância e consequentemente do valor a ser pago”, relatou.

Já o motorista Valdemar Soares, 69 anos, destacou que enquanto a duplicação não é concluída, os trajetos feitos pela BR aumentam três quilômetros do que seria percorrido pela avenida que passa por obras.

Para o agente de trânsito Francisco Xavier, alguns motoristas se estressam a partir do retorno, quando a via passa a ser única, por conta das obras de duplicação. “Eles reclamam da demora porque eles vêm na mesma mão e nenhum quer dar a vez ao outro para entrarem numa mesma via”, frisou.

Segundo o diretor geral do Departamento Municipal de Trânsito (DMTran) de Bayeux, Everton Diniz, o tráfego diário na avenida Liberdade é de 12 mil veículos e que nos horários de maior fluxo o trajeto que seria realizado em 15 minutos passa a ser feito no dobro de tempo, e os motoristas acabam gastando meia hora.

Everton Diniz sinalizou que, como toda obra, o serviço também está gerando alguns transtornos, mas nada que mereça destaque, já que a conclusão do binário está sendo aguardada não só por quem trabalha diretamente no trânsito, mas por toda população de Bayeux. “Os benefícios dessa obra vão além da melhoria de trânsito, pois esta impulsionará o crescimento da cidade”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp