icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras de recuperação da Praça Rio Branco estão em fase final

Praça fica localizada entre as avenidas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, dentro do núcleo da Cidade Alta, no Centro Histórico.

Publicado em 03/05/2010 às 16:37

Da Redação
Com Secom-JP


As obras de revitalização da praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital, já estão em fase de conclusão. Iniciado em janeiro deste ano, todo o trabalho está concentrado para a reintegração do passeio público e dos prédios históricos localizados no seu entorno. O valor total da obra é de R$ 402 mil e a entrega do novo espaço está prevista para julho.

A praça Rio Branco fica localizada entre as avenidas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, dentro do núcleo da Cidade Alta, no Centro Histórico. O projeto de revitalização foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Proteção aos Bens Históricos da Capital (Probech), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De relevante importância histórica, a Praça funcionou como polo político-administrativo e econômico da Província. Em seu perímetro ela abrigou prédios de grande valor arquitetônico.

Segundo informações da Probech, a próxima fase da obra de revitalização da praça Rio Branco será a pintura e pequenos reparos nos prédios históricos no entorno do passeio público. No local estão a sede da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Funape/UFPB, onde funcionou o Tesouro Provincial e Cadeia Pública; o prédio onde atualmente funciona o Centro de Referências do Patrimônio Cultural da 20ª Superintendência Regional/Iphan, que se mantém íntegro em suas características. O prédio abrigou o Antigo Açougue, Erário, Correios e algumas repartições públicas federais. “Estamos concluindo o estudo de cores que serão usadas nessas construções, lembrando que, toda intervenção feita será com a devida autorização dos referidos órgãos”, disse Rosângela Toscano, da equipe técnica da Probech.

Ainda segundo informações da Probech, entre as intervenções realizadas na praça estão a readequação da área aos serviços públicos de infraestrutura, como a rede elétrica e hidráulica, e o trabalho de arqueologia, onde foram encontrados utensílios domésticos, que foram catalogados e datados, e agora serão entregues ao Iphan. Na praça também será colocado piso, em seguida os bancos de madeira e a iluminação. Todas as modificações no pátio interno vão respeitar a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp