icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras no acesso ao aeroporto recomeçam

Duplicação da via que liga a BR-101 ao Aeroporto Internacional Castro Pinto deve ficar pronta em dezembro e custará R$ 2,4 milhões.

Publicado em 20/10/2012 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52


A duplicação da Avenida Marechal Rondon, via que liga a BR-101 ao Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Bayeux, na Grande João Pessoa, será concluída até dezembro deste ano, segundo previsão da Secretaria de Infraestrutura do município. Os serviços, que foram iniciados em 2006, estavam paralisados até o mês de setembro deste ano e causaram diversos transtornos à população. Após trocar de construtora, a Prefeitura de Bayeux retomou os trabalhos há cerca de 20 dias.

Segundo o secretário de infraestrutura de Bayeux, José Francisco Nóbrega Farias, os trabalhos irão consumir o montante de R$ 2,4 milhões e serão feitos com recursos federais e municipais. Ele disse que o trabalho foi retomado, após a execução de uma concorrência pública.

“Se tudo ocorrer bem e não tivermos chuvas e nem mal tempo, a nossa intenção é acelerar os trabalhos para concluir tudo até dezembro. Já foram iniciados os serviços de terraplanagem, de compactação e a construção do canteiro central”, disse.

Ontem, máquinas e operários estavam na avenida fazendo a retirada de alguns materiais, que não serão mais necessários aos trabalhos. Segundo um operário, que não quis se identificar, os serviços de infraestrutura, propriamente ditos, ainda não começaram. “Por enquanto, ainda está tudo parado. Estamos apenas fazendo o transporte de algumas máquinas. Só a partir de segunda-feira é que os operários vão começar a trabalhar aqui”, disse ele.

A construtora responsável pelos serviços é a Novatec Construções e Empreendimentos. A firma é sediada em Pernambuco e foi escolhida pelo governo municipal através de concorrência pública. A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou, por telefone, conversar com algum diretor da empreiteira, mas não obteve êxito.

De acordo com José Francisco de Farias, a Novatec preencheu as exigências feitas pelo edital de concorrência pública, que, entre outros itens, exigia um acervo grande de empreendimentos já construídos. “Fizemos essa exigência porque a obra foi paralisada anteriormente por conta da empresa que estava à frente do trabalho e que abandonou a duplicação da via. Para evitar outros problemas dessa natureza, tornamos o processo licitatório mais rigoroso. Esperamos que, com isso, não ocorram mais imprevistos”, declarou o secretário.

A retomada dos trabalhos ocorreu no mesmo momento em que tramita na Justiça Federal, desde agosto do ano passado, um processo pedindo a suspensão dos pagamentos feitos à construtora responsável pela duplicação. A ação popular de número 0006014-76.2011.4.05.8200 pede que ocorra a imediata suspensão dos pagamentos relativos à duplicação em virtude da situação de abandono em que obra se encontrava.

Segundo os autos, a falta de conclusão da obra ameaçou a segurança de casas que estão construídas na parte alta que margeia a avenida. O problema apareceu após abertura da via, que cedeu espaço para a duplicação. Depois da retirada do barro, um trecho da barreira, que cerca a avenida, apresentou fissuras, que se tornaram um risco para as moradias em volta.

No processo, foram anexadas imagens da proteção de concreto e estrutura de aço existente na barreira, com sinais de corrosão, que foi agravada pela chuva. O problema estava ameaçando as casas localizadas na parte superior. O caso ainda está sendo apreciado pelo poder judiciário e não há previsão de quando a sentença será divulgada. No entanto, o secretário de Infraestrutura assegura que a situação será contornada.

“Esses problemas serão sanados, agora. Esta semana, concentramos nossos esforços para fazer a retirada de alguns obstáculos, como placas de sinalização, que foram deixadas na via por homens do Exercito, que estão trabalhando na BR 101.

Mas, na próxima segunda, os operários já começarão os trabalhos de duplicação, de fato”, assegurou o secretário de infraestrutura de Bayeux.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp