VIDA URBANA
Obras vão gerar crescimento
Centro de Convenções deve atrair negócios, alavancando o comércio e o turismo na capital, no entanto, obras estão longe do fim.
Publicado em 25/03/2012 às 6:00
A construção do Centro de Convenções, previsto para ser concluído em janeiro de 2013, vai impulsionar o crescimento de hotéis, bares, restaurantes e de agências de viagens em João Pessoa. O empreendimento, que terá mais de 350 mil metros quadrados de área construída, vai abrigar um teatro com capacidade para mais de 3,5 mil pessoas, um centro de congressos, uma feira de exposições, além de mirantes e estacionamentos para mais de mil carros, caminhões e ônibus.
É considerada pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho, como a maior obra estruturante da Paraíba e terá condições de sediar eventos de grande porte. “É uma obra estruturante, que vai influenciar diretamente na qualidade do turismo da Paraíba”, destacou Coutinho. Hoje, a região metropolitana de João Pessoa só dispõe de sete mil vagas na rede hoteleira, segundo o vice-presidente da Associação da Indústria de Hotéis, Tadeu Pinto. A quantidade é insuficiente para atender ao fluxo de turistas que serão atraídos ao Estado, por eventos de grande porte, que deverão ser realizados no Centro de Convenções.
Ele explica que é difícil definir o ritmo do crescimento que ocorrerá no setor, com o funcionamento do empreendimento.
“Fatalmente, deverá ocorrer uma ampliação na rede hoteleira, porque a quantidade de vagas disponíveis na Grande João Pessoa é suficiente apenas para abrigar eventos de pequeno e médio portes”, analisou.
Já no setor de bares e restaurantes, o efeito do funcionamento do Centro já deverá ser visto a partir do próximo ano. Segundo o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Amaral, a ampliação do segmento vai ocorrer no mesmo ritmo que o fluxo de turistas. Em João Pessoa, existem cerca de 120 estabelecimentos dessa natureza.
“Para a demanda atual, estamos bem equipados não sentimos sobrecarga na nossa área", assinala. Para ele, além do turismo é necessário também que ocorram investimentos na segurança e no trânsito. Ele explicou que João Pessoa vem apresentando problemas sérios na questão da mobilidade urbana, problema que poderá afetar o turismo. “A economia de João Pessoa tem crescido devido a pessoas que vêm aqui em busca de melhor qualidade de vida. No entanto, a cidade está enfrentando problema de trânsito e insegurança", comentou.
Comentários