icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Operação flagra descarte irregular de entulhos da construção civil

Secretaria de Meio Ambiente já idenficou 20 pontos considerados críticos de descarte irregular de resíduos da construção civil.

Publicado em 03/10/2012 às 6:00


O descarte irregular de entulhos da construção civil é considerado atualmente um dos grandes problemas em João Pessoa. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da capital identificou 20 pontos da cidade em que a situação chega a ser crítica. Um dos locais elencados é o bairro Altiplano, onde um flagrante de descarte irregular de resíduos foi registrado na manhã de ontem, durante uma ação da Semam que contou com o apoio do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joácio Morais, a operação integrada fazia buscas com fotografias aéreas de toda a cidade, quando um caminhão do tipo caçamba foi flagrado descartando grande quantidade de resíduos em um matagal do bairro Altiplano. O veículo foi apreendido e a empresa terá que pegar multa, com valor a ser definido de acordo com o volume transportado, e ainda foi lavrado um auto de flagrante.

O descarte irregular de entulhos no bairro foi tema de reportagem divulgada na edição do último sábado, no JORNAL DA PARAÍBA. “Temos um grande problema. A falta de conscientização das construtoras das transportadoras e até mesmo dos 'caçambeiros', que são autônomos e não colaboram. Nós colocamos à disposição pontos e usinas para o descarte correto deste material,” disse Joácio Morais.

Durante esta semana, a Semam continua a fiscalização através de sobrevoos em toda capital, porém o trabalho é feito diariamente pelas equipes da Secretaria com acompanhamento terrestre. Além do Altiplano, os bairros Paratibe, Gramame, Valentina, Bessa e Mangabeira foram considerados os mais preocupantes com degradação de aéreas de preservação ambiental com o descarte de resíduos da construção civil.

“Não estamos buscando simplesmente o flagrante, nós estamos mapeando estes locais. Já fizemos o mapeamento por terra e agora realizamos o mapeamento aéreo, nos pontos de difícil acesso para a gente tentar localizar outros pontos em que ocorre este tipo de crime”, frisou o secretário.

O motorista flagrado descartando o entulho no bairro Altiplano preferiu não conceder entrevista, mas chegou a revelar que o local é frequentemente utilizado por outras empresas para o descarte irregular do material. Na área, podiam ser visualizados vários locais em que o lixo chegava a invadir a vegetação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp