VIDA URBANA
Operação Lei Seca inibe novas apreensões em JP
Fiscalização do BPTran durante o segundo turno das eleições foi considerado tranquilo pela Polícia Militar.
Publicado em 29/10/2012 às 6:00
Cerca de 80 policiais militares foram mobilizados para reforçar a Operação Lei Seca, em João Pessoa, por causa do segundo turno das eleições para prefeito. Segundo o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), coronel Paulo Sérgio, ontem, até as 17h, não houve nenhuma apreensão de carteira de habilitação (CNH) ou prisão em flagrante de condutor dirigindo sob efeito de álcool.
Segundo o coronel, a operação foi intensificada desde as 6h, com rondas policiais distribuídas setorialmente nos bairros da capital. “Estamos trabalhando forte, tanto com blitzes como na fiscalização de acidentes para garantir a segurança e a tranquilidade do pleito, com o mesmo planejamento estratégico utilizado no primeiro turno”, afirmou.
Coronel Paulo Sérgio disse ainda que, durante os trabalhos da Polícia, foram utilizados bafômetros para identificar possíveis condutores que insistissem em dirigir sob efeito de álcool. “Por meio das rondas, damos voz de prisão para os motoristas que forem flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólicas.
Em seguida, os encaminhamos para o Fórum Eleitoral, para que prestem esclarecimentos à Policia Civil, que irá lavrar o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e dar o devido encaminhamento para o indivíduo”, explicou.
Para o coronel Paulo Sérgio, a ingestão de álcool favorece a desconcentração dos motoristas, já que altera o sentido das pessoas, diminuindo a percepção, agilidade e coordenação motora. Por isso destacou a importância da lei. “Pedimos às pessoas para que não dirijam sob o efeito do álcool, não apenas durante as eleições, ou quando as fiscalizações estão intensificadas, pois já sabemos que mistura de álcool e direção é uma combinação perigosa”, ressaltou.
Diferentemente do primeiro turno das eleições deste ano, quando bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero estiveram proibidos de realizar o comércio de bebidas alcoólicas entre as 6h e 18h no dia do pleito, no segundo turno a comercialização foi autorizada. Por sua vez, o coronel do BPTran apelou para a consciência das pessoas.
“As campanhas e informações sobre acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólicas estão disponíveis a todo momento, cabe às pessoas terem esse entendimento”, observou.
Ao final do dia, o balanço da Operação Lei Seca foi considerado positivo. “Até o momento nenhuma ocorrência foi registrada, pois diferentemente do primeiro turno, hoje não houve nenhuma portaria que impedisse o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas, mas as equipes da BPTran estão em operação desde cedo e continuam até de noite”, avaliou.
A operação aconteceu em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), que também concentrou as ações no dia de ontem, em virtude da Lei Seca. Além de blitz com bafômetros descartáveis para a aplicação de testes de alcoolemia nos motoristas, o Detran contou com viaturas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do órgão para verificar a placa e documentação dos veículos fiscalizados.
Comentários