VIDA URBANA
Paraíba bonita de ver e curtir
Estado oferece opções de lazer, turismo, cultura, história e entretenimento, do litoral ao sertão.
Publicado em 12/01/2014 às 9:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:41
Muito mais do que belas praias, a Paraíba oferece diversas opções de lazer e diversão para quem deseja aproveitar ao máximo o período de férias. Com um roteiro de atrativos turísticos que vai do Litoral ao Sertão, o Estado atrai cada vez mais pessoas de todas as regiões do país e do mundo.
Para a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), os acessos aos pontos turísticos têm melhorado e atualmente, o Estado já conta com boa infraestrutura para receber os visitantes.
Segundo a PBTur, no clima semiárido do Sertão paraibano é possível encontrar belas serras de formações geológicas e arqueológicas, ideais para a prática de esportes radicais.
É nessa região que também se localiza um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos: O Vale dos Dinossauros, situado na cidade de Sousa.
Já os sítios arqueológicos com inscrições e figuras rupestres são encontradas no Cariri, um dos destinos mais procurados no interior da Paraíba. Nessa região existem atrativos paisagísticos e culturais, além dos lajedos, dos quais se destaca o Lajedo de Pai Mateus, localizado no município de Cabaceiras.
O Cariri paraibano é nacionalmente conhecido por ter sido cenário de filmes, sobretudo a cidade de Cabaceiras, a nossa 'Roliúde Nordestina', onde foram gravadas as cenas de obras como O Auto da Compadecida (2000).
Para quem deseja um clima mais ameno com um cenário repleto de rios, cachoeiras, trilhas e Mata Atlântica, o lugar certo é o Brejo paraibano.
A região é detentora de um rico patrimônio histórico, como teatros, engenhos, museus, ladeiras e casarões que contam a história do nosso Estado.
É no Brejo que se encontra a Pedra da Boca, famosa entre os amantes do rapel. A formação rochosa marcada por uma fissura que se assemelha a uma boca, está situada no município de Araruna.
Mas para quem não abre mão de se banhar nas águas quentes do mar nordestino, o Litoral paraibano, com cerca de 55 praias naturais e urbanizadas, de areias claras e mar verde-azulado, é o destino mais indicado.
As praias localizadas no Litoral Norte são as mais movimentadas e concentram maior movimentação de banhistas. Já o Litoral Sul é bastante procurado por ter as praias mais tranquilas e desertas.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a Paraíba é um destino turístico completo, pois tem lindas praias, cenários de cinema no Cariri, clima agradável e lindos engenhos no Brejo, Turismo ecológico e de aventura no Curimataú, festas e eventos em Campina Grande e pegada de animais pré-históricos no Sertão.
“Cultura, artesanato, gastronomia, bons equipamentos e povo hospitaleiro são componentes importantes que fazem da Paraíba um destino atrativo e que vem chamando a atenção de turistas do Brasil e de outros países”, declarou.
DO ECOTURISMO ÀS BELAS PRAIAS
Localizado no município de Araruna, o Parque Estadual de Pedra da Boca oferece uma grande variedade de trilhas, desde leves caminhadas até caminhos com nível de dificuldade mais elevado, como a Garganta do Diabo ou a Gruta do Morcego.
Já o Lajedo de Pai Mateus, localizado em uma fazenda particular, possui formações rochosas exóticas, gravuras e uma lagoa entre a vegetação da caatinga e as rochas.
Um passeio de buggy tem início em João Pessoa e faz um tour panorâmico nas praias urbanas até Cabedelo, com parada para visita ao Forte de Santa Catarina, uma construção portuguesa do século 16. Em Lucena, também na Região Metropolitana de João Pessoa, a igreja de Nossa Senhora da Guia, de estilo barroco tropical é bastante visitada.
O BERÇO DE GRANDES ARTISTAS; AS BALADAS DO VERÃO; AS PRAIAS MAIS BELAS E A SABOROSA DIVERSIDADE DA CULINÁRIA REGIONAL
ESPORTE E AVENTURA
Em Alagoa Grande (foto), no Brejo paraibano, nasceu o grande músico Jackson do Pandeiro. O seu memorial, localizado no Centro da cidade, é parada obrigatória para quem faz esse passeio. Essa cidade, juntamente com o município de Areia, oferece o roteiro 'Caminho dos Engenhos'. Entretanto, Areia também tem grande relevância no cenário cultural com os seus filhos ilustres, o pintor Pedro Américo e o escritor José Américo de Almeida. A visita ao Museu da Rapadura e ao Museu Regional de Areia faz parte do tour cultural da cidade. No passeio aos engenhos, o visitante tem a oportunidade de conhecer como é feita a produção da cachaça, degustá-la, saborear o famoso sorvete de cachaça e licores da região.
BALADAS
Em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, localizado entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, é realizado o 'Extremo Cultural' (foto), programação promovida pela prefeitura municipal com shows gratuitos de artistas locais e nacionais durante as noites dos quatro finais de semana do mês de janeiro. Outra festa bastante badalada na Grande João Pessoa, sendo esta, privada, é o 'Fest Verão Paraíba', que acontece aos domingos durante o primeiro mês do ano. A festa é realizada na praia de Intermares, em Cabedelo, e tem início no final da tarde com atrações que vão do rock ao axé.
PRAIAS
As praias urbanas de Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, assim como Intermares e Camboinha, em Cabedelo, são algumas opções de quem gosta de praia movimentada. Estas estão localizadas no Litoral Norte paraibano. Já no Litoral Sul, as praias de Coqueirinhos, Praia Bela (foto) e Carapibus são paradisíacas. Quem cultua o nudismo encontra na praia de Tambaba outros adeptos, além de uma natureza quase intocada pelo homem.
BARES E RESTAURANTES
Exuberante e variada, a miscigenação das raças tornou a culinária paraibana um referencial da gastronomia nordestina. Em virtude disso, os turistas podem apreciar uma deliciosa combinação de sabores e cores em qualquer lugar do Estado, onde ele chegar. Na capital, por exemplo, há uma variedade de bares e restaurantes localizados de frente para o mar. Do Litoral ao Sertão, é possível desfrutar de pratos regionais.
Comentários