icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba manda alunos da rede pública para os Estados Unidos

Programa Jovens Embaixadores possibilita a troca de experiências durante três semanas

Publicado em 20/09/2015 às 14:00

Subvertendo o estigma de fragilidade intrínseco ao cotidiano das escolas da rede pública na Paraíba, alunos rompem os paradigmas desses ambientes e tomam iniciativas inovadoras, capazes de fazer deles exemplos de destaque no lugar onde vivem.

É por conta disso que os estudantes Karine Bione, 17 anos; David Pereira, 18 anos, e Marisa Carvalho, 15 anos, estão entre os 12 finalistas de um total de 156 paraibanos inscritos no Programa Jovens Embaixadores 2016, uma iniciativa das embaixadas norte-americana e brasileira que beneficia com o intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos os alunos da rede pública que possuem excelente desempenho escolar.

Os jovens ainda não sabem quem será o escolhido para representar a Paraíba no exterior, pois de acordo com a coordenação do programa, apenas um dos 12 finalistas irá para os Estados Unidos no mês de janeiro de 2016. Ao todo, no Brasil serão escolhidos 50 alunos para fazer a viagem, e a lista com esses nomes será divulgada em outubro deste ano.

Os quatro alunos que melhor se destacarem no Estado, em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa, terão seus nomes indicados para a Câmara, onde ficará a cargo da embaixada americana a escolha do jovem embaixador paraibano.

Apaixonada pela língua inglesa, a jovem Karine conta que sempre de destacou na sala de aula como uma das melhores alunas. Ela atualmente é estudante do 2° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Itan Pereira, do bairro de Bodocongó, e decidiu se inscrever no Programa Jovens Embaixadores para dar mais visibilidade ao projeto social que desenvolve na instituição onde estuda.

“Vi uma oportunidade de aprimorar meu conhecimento e passar parte dele para outras pessoas da minha escola. Dou aulas de reforço de forma voluntária para ajudar os alunos que têm dificuldade em aprender ou que têm interesse mas não possuem condições de fazer o curso”, disse.

Assim como ela, David também passou a se engajar no trabalho voluntário ao sentir a necessidade de ajudar outras pessoas. Ele faz o 4° ano do ensino médio no Instituto Federal da Paraíba de Campina Grande e mora no bairro do Cruzeiro, onde participa de um projeto social.

“O nome do projeto é "Edificar", onde nós oferecemos curso de capacitação na área de construção civil na ONG 'O Resgate'. Ela tem como intuito a reintegração de pessoas usuárias de drogas ou álcool na sociedade. Com o projeto, a pretensão é inserir elas no mercado de trabalho”, ressaltou.

Já Marisa é da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e estuda o 1° ano do ensino médio no IFPB, no campus do município, e se inscreveu no programa para ampliar seus horizontes com relação ao projeto social que desenvolve.

“Eu venho trabalhando com crianças da minha igreja de 3 a 8 anos. Fazemos atividades bíblicas e também chegamos a visitar orfanatos. As atividades que são feitas através desse projeto levam para as crianças da comunidade carente mais interação, convívio social e aprendizagem, mostrando a elas que o mundo pode ser melhor através da educação e a busca pelo bem comum a todos”, destacou.

Os jovens paraibanos que estão entre os 12 finalistas do Estado ainda convivem com incerteza da seleção para a viagem aos Estados Unidos, mas estão certos quanto à capacidade transformadora dos seus projetos para melhorar a vida das pessoas atingidas com o trabalho deles. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp