icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB perde três posições no ranking de transparência do combate à Covid-19

Já a capital paraibana se manteve pela terceira vez como a mais transparente do país.

Publicado em 31/07/2020 às 10:25 | Atualizado em 31/07/2020 às 16:11


                                        
                                            PB perde três posições no ranking de transparência do combate à Covid-19
Belém PA 22 04 2020-O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados. O governador do Pará, Helder Barbalho participou da cerimônia por videoconferência.O chefe do Executivo Estadual ressaltou que, com o intuito de minimizar o impacto da crise de saúde, ainda na primeira quinzena de março, há mais de 40 dias, o Estado iniciou o processo de isolamento e convencimento da população como estratégia de confinamento social, de redução nas atividades. Segundo ele, o objetivo era que as pessoas pudessem se atentar para uma nova rotina de vida. Foto Secom. Pesquisa com cerca de 2 mil pessoas vai ser feita para acompanhar quem já teve e vai ter Covid-19 no estado Foto: Secom/PA

				
					PB perde três posições no ranking de transparência do combate à Covid-19
Foto: divulgação/CRM-PB. Foto: divulgação/CRM-PB

O estado da Paraíba passou do 22º para o 25º lugar no Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 da Transparência Internacional - Brasil, divulgado nesta sexta-feira (31). O governo estadual manteve a nota de 65,8 pontos, e seu nível de transparência é avaliado como "bom", segundo a metodologia do ranking. A Paraíba divide a penúltima colocação com Sergipe, que tem a mesma pontuação, e só ganha de Roraima, que aparece com 40,5 pontos.

A explicação da entidade é que, assim como se viu em junho, essa nova rodada de avaliação confirmou saltos ainda expressivos de qualidade na transparência em compras emergenciais de outros entes da federação. Com isso, a Paraíba foi ultrapassada, uma vez mais, por outros estados e perdeu posições.

O chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior, informou que o Estado da Paraíba dispõe hoje de três páginas distintas: o Portal de Transparência, que consolida todas as informações de Transparência definidas a partir da Lei 12.527/2011; o Transparência Coronavírus, com foco específico nas ações vinculadas ao combate pandemia; e o Dados PB, com foco em usuários mais avançados que desejem baixar toda a base de dados, fazer estudos.

"No caso específico da classificação divulgada hoje pela Transparência Internacional, a metodologia foi alterada ainda no mês de julho, onde novos critérios relacionados a disposição da página COVID-19 (a exemplo de links de acesso-atalho a determinadas informações no Portal COVID-19 que já estão disponíveis em outras áreas do Portal de Transparência), prejudicaram a avaliação do Estado, mas já se encontram em implementação para atender essa demanda", explicou Letácio Tenório.

João Pessoa

Já a capital paraibana, João Pessoa, está pelo terceiro mês consecutivo no topo do ranking. Após ter atingido a nota máxima (100 pontos) em junho, essa terceira rodada de avaliação reiterou a pontuação e a colocação do município. Diferentemente do comparativo anterior, em que era líder isolada, João Pessoa agora divide a posição com Macapá (AP) e Vitória (ES). A qualidade da transparência fornecida pela administração municipal é assim considerada ótima.

“O respeito à vida precisa ser acompanhado pelo zelo permanente com o investimento público. Cada centavo é importante nesta luta e a transparência é fundamental neste desafio de enfrentamento à pandemia”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo. O resultado indica que João Pessoa é a capital que melhor está cumprindo as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Governo Federal

Desde maio, a TI Brasil avalia os níveis de transparência dos 26 estados brasileiros e suas capitais, além do Distrito Federal. Agora, nesta terceira rodada, passa a avaliar também, com periodicidade mensal, o governo federal. A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que oferece alto grau de transparência.

Em sua "estreia", o governo federal aparece com um resultado insatisfatório. Sua pontuação é menor que a de todas as capitais brasileiras e de quase todas a unidades da Federação. Com apenas 49,3 pontos, o nível de transparência das contratações emergenciais do Poder Executivo Federal no enfrentamento da pandemia é considerado "regular" segundo a metodologia dessa avaliação. O dado também mostra que sua pontuação está significativamente abaixo da média obtida pelos municípios e estados avaliados (85 pontos).

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp