VIDA URBANA
Paraíba tem a 3ª maior população idosa do país
Estado só perde para Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dado é do Conselho Estadual do Idoso, que participou na quinta-feira (31) de sessão na Assembléia Legislativa.
Publicado em 01/08/2008 às 9:48
Da Redação
Com Ascom-Assembléia Legislativa
De acordo com o Conselho Estadual do Idoso, a Paraíba tem uma população de 392 mil idosos e, proporcionalmente, é a terceira maior do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. A informação é do presidente do Conselho, Antônio de Almeida Cavalcante, que palestrou na manhã da quinta-feira (31) na Assembléia Legislativa para discutir políticas públicas que atendam as necessidades dos idosos.
Na pauta proposta pelo deputado João Gonçalves (PSDB), Antônio Cavalcante comentou que a Paraíba participa nacionalmente das discussões sobre os direitos do idoso, através de conferências municipais e estaduais.
As conclusões dos debates serão levadas à Conferência Nacional, que acontece em outubro em Brasília, com a finalidade de reforçar as medidas da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, implantada em 2006.
“O idoso é considerado uma mala sem alça, um peso morto para a família”, reclamou Dom Aldo Pagotto, Arcebispo da Diocese da Paraíba. O líder religioso considerou que o tratamento dado ao idoso ainda é razoável, distante do ideal. “Estamos vivendo um processo de avanço, saindo de um estado de letargia para um pró-ativo”, avaliou.
Dom Aldo acha que é preciso construir uma nova mentalidade a partir da família, que é a primeira que toma conta do idoso. Na sessão, ele comentou que o desprezo dado às pessoas de idade mais avançada é fruto da sociedade de consumo, onde quem não produz, não tem valor nenhum. “Se não houver envolvimento familiar, as iniciativas governamentais surtirão poucos efeitos”.
Comentários