VIDA URBANA
Paraibanos constroem veículos
Competição incentiva aprendizado de universitários, por meio da construção de carros resistentes a impactos e terrenos acidentados.
Publicado em 16/03/2012 às 6:30
Trinta universitários paraibanos, sendo 15 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outros 15 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), participarão da 18ª Competição Baja SAE Brasil- Petrobras. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 25 deste mês, em Piracicaba, São Paulo, e vai reunir 1.400 estudantes de 15 estados do país, além do Distrito Federal.
A competição nacional tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos estudantes, através da construção de carros resistentes a impactos e a terrenos acidentados. Segundo o professor do Centro de Tecnologia da UFPB, Jair Silveira, esta será a sexta vez que a UFPB participa do evento e pretende repetir o desempenho do ano passado, quando foi a vencedora da competição.
Silveira explica que o evento é considerado um dos mais importantes no segmento, em virtude dos benefícios que proporciona. “Os estudantes que participam do projeto são estimulados a construir protótipos de veículos que garantem conforto e resistência. Os carros concorrentes são avaliados por uma comissão de jurados, durante provas estáticas e dinâmicas.
Os protótipos devem possuir motores movidos a gasolina, com tração nas rodas e precisam superar os obstáculos das estradas da competição, que serão iguais àquelas usadas em provas de rally”, completou Silveira.
O professor acrescenta que o evento tem fins apenas pedagógicos. “A intenção não é selecionar modelos para serem produzidos e comercializados em larga escala, mas sim ajudar na formação e despertar o espírito de empreendedorismo dos alunos”, declarou.
A competição terá dois protótipos, construídos cada um por cada universidade paraibana. Em João Pessoa, o veículo começou a ser feito no ano passado. Os alunos foram escolhidos através de uma seleção criteriosa, feita pela própria UFPB. Em seguida, receberam orientações para comprar peças, trabalhar em equipe e confeccionar o carro. A reitoria da UFPB, a Petrobras e algumas empresas privadas forneceram recursos financeiros.
Comentários