VIDA URBANA
Passagem de ônibus em JP deve custar R$ 3, define conselho
Valor foi estabelecido na manhã desta sexta (5), após reunião para avaliar o índice que deveria ser aplicado. Prefeito ainda precisa sancionar novo aumento.
Publicado em 05/02/2016 às 12:21
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) definiu em R$ 3 o valor da passagem de ônibus em João Pessoa. A valor foi estabelecido na manhã desta sexta-feira (5), após reunião para avaliar o índice que deveria ser aplicado. O novo preço precisa ser sancionado pelo prefeito Luciano Cartaxo. O reajuste vai ser o terceiro em menos de um ano na capital paraibana.
Na tarde da última quinta-feira (4), ao comentar sobre a reunião de hoje, o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, afirmou que o reajuste iria prever, além da reposição da inflação, ganho real dos empresários e gastos futuros da categoria como atualização da folha de pagamento dos motoristas e cobradores.
"O óleo diesel subiu mais de 20% em 12 meses, o reajuste do quadro de pessoal das empresas varia entre 11% e 13%. Tem que ser levado em conta muitos cenários como ganho real e a projeção de renovação de frota. O serviço tem um custo que tem que ser pago", frisou.
Na ocasião, o superintendente da Semob lembrou que em 2013 João Pessoa e muitas cidades brasileiras reduziram o valor da tarifa urbana por causa dos protestos das ruas e no ano seguinte não houve reajuste da passagem de ônibus. "Isso ficou acumulado e criou-se um problema para as empresas", destacou.
Comentários