icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Patriotismo no 7 de Setembro

Mais de 26 entidades estudantis, 1.100 homens do Exército, 1.248 PMs e representantes de diversos setores desfilaram nesta sexta-feira (7).

Publicado em 08/09/2012 às 6:00


Patriotismo e pontualidade no desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil da capital paraibana. Ao todo, 26 entidades estudantis, 1.100 homens do Exército Brasileiro, 1.248 policiais militares e dezenas de representantes de diversos setores desfilaram na manhã de ontem para milhares de pessoas, segundo a organização do desfile.

A revista às tropas militares e o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na avenida Duarte da Silveira, começaram às 7h45, com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia, do general-de-brigada Carlos Teixeira, acompanhados dos comandantes Euller Chaves (Polícia Militar) e Jair Carneiro (Bombeiro Militar).

O percurso teve início nas proximidades do Liceu Paraibano, na avenida Getúlio Vargas, com dispersão na Praça Pedro Gondim.

Os representantes da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) foram os primeiros a passarem pela avenida. “Este desfile é uma forma de reverenciar a nossa pátria, porque isto não é feito com a mesma frequência. Para mim, pessoalmente, resgata os tempos em que eu mesmo participava das festividades de '7 de setembro' na minha escola, onde tínhamos toda uma programação durante a semana. É bom ver que as pessoas acordam cedo para renovar estes sentimentos”, comentou o vice-governador.

Um exemplo destes é o da empregada doméstica Margarida Basílio, que saiu às 6h30 para conseguir um lugar mais confortável na plateia. “Esse ano está mais organizado, com menos sol e mais tranquilidade. Mas eu queria uma 'sombrinha', então cheguei cedo. Domingo passado também fui para o desfile de Mangabeira”, disse.

Durante a passagem das escolas municipais e estaduais – que trouxeram temas diversos, dentre eles a relação com o ano cultural Herbert Viana -, o destaque não foi apenas para as fantasias ou para as balizas, mas para a descontração das músicas tocadas pelas bandas escolares. Os hits 'Ainda Bem', de Marisa Monte, 'Danza Kuduro', de Don Omar, e 'Ex Mai Love', da paraense Gaby Amarantos, embalaram a multidão entusiasmada.

A telefonista Eliana Lima e sua amiga Juliana Macena levaram as crianças da família - Vitória, Beatriz, Júlia e Júnior Gabriel - para assistir ao desfile deste ano. “Tudo está sendo interessante, mas a parte que as crianças mais querem ver são os militares, com os tanques-de-guerra”, contou Eliana.

“Este é ano em que se celebram 180 anos da Polícia Militar e 190 anos desde a Independência do Brasil. Mas é também uma oportunidade de prestação de contas para os paraibanos. No desfile, as pessoas conhecem os profissionais e veem as viaturas”, acrescentou o comandante Euller Chaves. De acordo com o tenente-coronel Almeida Martins, da Polícia Militar, 320 policiais fizeram a segurança do desfile.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp