icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem 37 casos confirmados de sarampo; 32 só em JP

Secretaria Estadual de Saúde realizará o "Dia D" de combate à doença no próximo sábado (9).

Publicado em 06/10/2010 às 16:51

Da Secom-PB

Até a manhã desta quarta-feira (6), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) havia confirmado 32 casos de sarampo em João Pessoa, três em Santa Rita, um no Conde e outro em Bayeux. Até agora, os 37 casos confirmados tiveram a Capital como foco de infecção. Por isso, a SES continua recomendando a campanha de vacinação segmentada (para todas as crianças com idades entre 6 meses e 6 anos), além da "operação limpeza" em todos os bairros da cidade, identificando e vacinando todas as pessoas entre 6 e 49 anos, que não tenham tomado a vacina tríplice viral.

O Ministério da Saúde chegou a divulgar 38 casos confirmados no Estado, mas a Gerência de Vigilância em Saúde da SES explicou que um deles ainda está em investigação, porque o paciente (que é do município de Lagoa de Dentro), não apresentou os sintomas clínicos da doença, entre eles, o principal, o exantema (manchas avermelhadas no corpo). “Por esta razão, a amostra desse paciente passará por uma nova análise na Fundação Oswaldo Cruz e só depois do resultado é que poderemos confirmar ou descartar o caso”, disse a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Cleane Toscano.

14 em investigação

Até agora, foram notificados 86 casos de sarampo, na Paraíba, mas 35 já foram descartados por exames laboratoriais. Catorze estão em investigação, incluindo o de Lagoa de Dentro. Todas as pessoas com confirmação da doença, no Estado, foram curadas. Desde o último dia 24 de setembro, as amostras dos pacientes de João Pessoa deixaram de ser enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para a confirmação dos resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). “Isso deixou de ser necessário depois que foi realizado o isolamento viral e a confirmação dos primeiros casos na Capital”, explicou Cleane.

Amostras

Na última reunião do Gabinete de Avaliação das Ações contra o Sarampo, ficou decidido que as amostras de pacientes com casos suspeitos, que surgirem a partir de agora em outros municípios, continuarão sendo analisadas pelo Lacen e pela Fiocruz, até que seja feito o isolamento viral e confirmados os primeiros casos. Durante as reuniões do gabinete, realizadas às segundas e quintas-feiras, são definidas estratégias para conter o surto de sarampo na Paraíba, que teve início em agosto.

"Dia D"

No próximo sábado (9), acontecerá o "Dia D" contra o sarampo e o município de João Pessoa deverá definir a quantidade de postos fixos e volantes necessários. A campanha, que deveria começar nesta quarta-feira (6), é destinada a todas as crianças, mesmo as vacinadas, independente das doses contidas no cartão de vacinação. O objetivo é atingir as que não foram vacinadas e também as que não fizeram a soroconversão (tomaram a vacina, mas não adquiriram anticorpos).

A doença

O sarampo é uma doença grave e considerada uma emergência em saúde pública de interesse internacional. Além das manchas avermelhadas na pele, os principais sintomas são febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). O vírus identificado na Paraíba (B3) é o mesmo que circula na África do Sul.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp