VIDA URBANA
Pesquisa do Governo da Paraíba vai avaliar situação da Covid-19 no estado
Equipes devem aplicar questionário e realizar testes em 130 municípios.
Publicado em 21/10/2020 às 17:04 | Atualizado em 21/10/2020 às 19:30
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou nesta quarta-feira (21) que vai realizar um levantamento para avaliar a situação da pandemia do novo coronavírus no estado. A pesquisa deve acontecer entre os próximos dias 3 de novembro e 25 de dezembro, com 9,6 mil pessoas de 130 municípios paraibanos.
Segundo a SES, é a primeira vez que um levantamento desse teor será realizado no Brasil. A pesquisa, intitulada “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19” objetiva conhecer de maneira mais detalhada o cenário epidemiológico do vírus na Paraíba para subsidiar a retomada de atividades como, por exemplo, a volta às aulas presenciais.
A quantidade de pessoas escolhida para a realização das entrevistas tem como base o índice numérico populacional da Paraíba. Já os municípios selecionados foram escolhidos tanto pelo porte (pequeno, médio e grande) quanto pela incidência do vírus, ou seja, a quantidade de casos positivos para o coronavírus.
Ainda de acordo com a Secretaria, todos os profissionais envolvidos estarão utilizando equipamentos de proteção individual para prevenir possíveis contágios pela Covid-19. Sertão abordadas 25 pessoas em cada setor contemplado com o levantamento, e o procedimento total (aplicação do questionário mais a testagem) dura em média 15 minutos.
A pesquisa terá início em João Pessoa, que foi escolhida por ser um dos municípios com maior quantidade de casos. O secretário de saúde do Estado, Geraldo Medeiros, enfatizou a importância da adesão da população à pesquisa neste momento de avaliação epidemiológica.
“Os pesquisadores que visitarão as casas deverão estar identificados pelo colete do Sistema Único de Saúde (SUS), equipados com tablets, testes rápidos e de SWAB, para todos os residentes, e acompanhados pelo agente de saúde responsável pela localidade”, explica.
A população pode entrar em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio do "Ligue Corona”, no número: (83) 99146-9790, para obter maiores esclarecimentos. A SES reforça que o levantamento não tem nenhum direcionamento político-partidário.
Comentários