VIDA URBANA
Pesquisa mostra CG e JP com altos índices de jovens assassinados
No estudo, CG está na décima posição no ranking de cidades brasileiras com mais homicídios na faixa etária de zero a 19 anos, enquanto JP ocupa a oitava posição.
Publicado em 06/07/2010 às 20:03
Da Redação
Com informações da TV Cabo Branco
Uma pesquisa feita pelo instituto Sangare (SP) revelou os números preocupantes da violência entre os jovens na Paraíba. Segundo o estudo, Campina Grande está na décima posição no ranking de cidades brasileiras com mais homicídios na faixa etária de zero a 19 anos, enquanto João Pessoa ocupa a oitava posição.
Para se ter uma idéia da gravidade da situação, os números de Campina Grande foram comparados com o de outros países. Enquanto a Rainha da Borborema, que tem cerca de 400 mil habitantes, registrou, em 2007, 71 mortes de jovens com idades inferior aos 20 anos, um país da América Central como Costa Rica, por exemplo, tem uma média de 16 mortes de adolescentes por anos para uma população de 4 milhões de pessoas. Já no Japão, que tem cerca de 126 milhões de habitantes, a média de assassinatos de jovens é de 57 por ano.
Para o coronel Marcus Marconi, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, os assassinatos na Paraíba estão ligados ao tráfico de drogas e a baixa renda das comunidades onde vivem esse jovens. “Muitos jovens e adolescentes estão ligados ao tráfico, ao consumo e a comercialização de drogas, então isso é o que explica esse números de homicídios”, afirmou.
Comentários