VIDA URBANA
Plano de contingência da PB prevê abertura de mais 520 leitos do SUS para Covid-19
Caso seja efetivado, estado passará a contar com 1.336 leitos em atendimento pelo SUS.
Publicado em 31/05/2020 às 13:52 | Atualizado em 01/06/2020 às 8:00
A Paraíba tem a previsão de abrir mais 520 leitos SUS de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para tratamentos de pacientes do novo coronavírus (Covid-19). Os leitos foram inseridos no plano de contingência do estado, publicado na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Caso seja efetivado, o estado passará a contar com 1.336 leitos de UTI e enfermaria disponíveis em hospitais que atendem pelo SUS.
Conforme o documento publicado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por gestores da Secretaria de Estado (SES) da Saúde e de secretarias municipais de saúde na Paraíba, estão previstas as ampliações de mais 127 leitos SUS de UTI e mais 393 leitos de enfermaria que operam pelo SUS.
De acordo com o documento, a CIB está “no aguardo da destinação de equipamentos por parte do Ministério da Saúde, a fim de viabilizar ampliação dos serviços, ativando os leitos que ainda estão em processo de implantação”. Esse aumento da capacidade de leitos ativos previsto no plano é um esforço conjunto entre SES, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.
Atualmente, a Paraíba dispõe de 816 leitos ativos. Até este domingo (31), segundo informações publicadas na plataforma de gestão de leitos SUS exclusivos Covid-19, 77% do total dos leitos de UTI e 51% dos leitos de enfermaria estavam ocupados na Paraíba.
Comentários