VIDA URBANA
Plano Novo Normal: 75% dos casos da Covid–19 na PB estão concentrados no interior
Estado permanece estável, porém apresenta uma discreta diminuição dos municípios na bandeira amarela
Publicado em 06/09/2020 às 9:19 | Atualizado em 07/09/2020 às 7:49
A 7ª avaliação do Plano Novo Normal, que indica as recomendações para os 223 municípios paraibanos a partir da próxima segunda-feira (7), aponta que 75% dos casos da Covid–19 estão concentrados no interior da Paraíba, o que corrobora com a situação de interiorização do agravo. A análise mostra que a Paraíba permanece estável, porém destaca uma discreta diminuição dos municípios na bandeira amarela e um pequeno aumento no quantitativo de bandeiras verdes.
O levantamento aponta que 22 (10%) municípios encontram-se em bandeira laranja, 187 (84%) estão em bandeira amarela, 14 (6%) com a classificação verde e nenhum está na condição vermelha. Dos municípios com a classificação de bandeira amarela, observou-se uma redução de 3% em relação ao levantamento anterior. É possível constatar transições de alguns municípios sendo 6 da bandeira verde para a bandeira amarela e 3 municípios da bandeira laranja para a bandeira amarela. Outros 6 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja. Outros 9 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira verde, que demonstrou o crescimento de 2% entre os municípios paraibanos.
João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Capim, Pombal, Piancó, São Bento, Serra Branca e Umbuzeiro estão na classificação de bandeira amarela. Dentre os municípios que estão em bandeira verde figuram: Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Lagoa, Parari, São José da Lagoa Tapada, Serra Grande, Tenório, Tacima e Zabelê. Já entre os municípios que estão sob a bandeira laranja estão Bayeux, Cachoeira dos Índios, Cuité de Mamanguape, Cruz do Espírito Santo, Fagundes, Santa Rita, Manaíra, Prata, Princesa Isabel, Sapé, Uiraúna.
As recomendações quanto à sustentação das medidas preventivas para impedir o aumento do número de casos e de óbitos em todo Estado permanecem vigentes e estão disponíveis na página oficial do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/
A análise crítica desta 7ª avaliação do Plano Novo Normal recomenda atenção aos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19 (tosse seca, dor no corpo, cefaleia, febre, dor de garganta, perda de olfato e do paladar) e de seus contactantes, pelas equipes da saúde da família na atenção primária.
“Nesta fase da pandemia, com a retomada das atividades rotineiras de forma lenta, segura e gradual é decisivo conter os riscos para disseminação descontrolada da doença. Assim, gradativamente, será possível debelar a pandemia rumo a um comportamento mais brando, na Paraíba e no Brasil, representado por incidências e prevalências sensivelmente menores e por ocupações hospitalares mais próximas de outras síndromes gripais”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.
É importante lembrar que as retomadas devem ocorrer preferencialmente de acordo com os protocolos definidos pelas Secretaria de Estado da Saúde (SES), que disponibiliza um conjunto de protocolos destinado à prevenção da Covid-19 (https://paraiba.pb.gov.br/
Comentários