icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Plano prevê melhorias para transporte público

Serão criadas linhas alimentadoras e terminais de integração intermunicipais.

Publicado em 03/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:02

Dar preferência ao transporte coletivo de qualidade, criar linhas alimentadoras e terminais de integração intermunicipais. São essas algumas das principais propostas do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PlanMob), aprovado esse ano pelo município para orientar as ações do poder público nessa área nas próximas décadas. Os detalhes desse plano serão apresentados na próxima sexta-feira, durante a terceira edição do seminário Cidade Expressa, realizado pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região Metropolitana (CTMU), com promoção do JORNAL DA PARAÍBA.

Segundo a gerente de transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) e coordenadora do PlanMob, Araci Brasil, essas estratégias pretendem humanizar a locomoção e acesso das pessoas pela cidade.

“Temos todo um planejamento para mudar qualitativamente a mobilidade e locomoção em Campina Grande, de forma que isso seja benéfico principalmente para a coletividade e os pedestres, que são a nossa prioridade”, reafirmou Araci.
Na prática, as linhas alimentadoras circulariam dentro dos bairros periféricos, levando os passageiros até os corredores principais (avenidas), onde circulariam ônibus expressos que podem chegar com mais rapidez e diretamente ao Centro da cidade. Já as integrações intermunicipais receberiam os passageiros que vêm dos municípios vizinhos, possibilitando o acesso aos ônibus coletivos de Campina, com o custo de apenas uma passagem.

Os locais previstos para a implantação das integrações intermunicipais, segundo Araci Brasil, são o distrito de São José da Mata; o início do bairro das Nações, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); o bairro das Cidades, e a entrada do bairro do Ligeiro, no limite com a cidade de Queimadas.

Outras mudanças elencadas no projeto são a expansão dos corredores exclusivos para ônibus nas principais avenidas da cidade, a exemplo da Floriano Peixoto, Juscelino Kubitschek, Almirante Barroso, Aprígio Nepomuceno e Assis Chateaubriand, além da expansão das áreas de integração temporal.

TECNOLOGIA
Para ajudar quem depende do transporte coletivo, um projeto desenvolvido pela STTP em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai oferecer, no final de junho ou início de julho, um sistema que permite acessar os horários e rotas dos ônibus na cidade. Através do Sistema de Informação, Operação e Monitoramento de Transporte Público (Siom), o público vai ter acesso a um mapa interativo, em que poderá verificar quais as linhas que passam por determinada parada, trajetos, horários e informações sobre tarifas.

DEBATE NO 'CIDADE EXPRESSA'
A terceira edição do seminário Cidade Expressa ocorrerá no Teatro Facisa, a partir das 8h. Com o tema 'Mobilidade é Cidadania', o evento vai trazer palestrantes locais e nacionais para discutir estratégias que tornem mais fácil o deslocamento da população nas cidades de médio e grande porte.

O coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino, lembrou que Campina Grande é o único município da Paraíba que já aprovou o Plano de Mobilidade Urbana, destacando que foi o seminário Cidade Expressa o grande responsável por iniciar na cidade a discussão mais abrangente sobre o tema.

“Campina Grande já está debatendo os primeiros passos que as leis municipal e federal determinam, que é discutir inicialmente o transporte não motorizado. Segundo estudos do Plano de Mobilidade, 44% das viagens em Campina Grande são feitas a pé, é essa a dinâmica da mobilidade”, pontuou Anchieta, acrescentando que o 'Cidade Expressa' foi o despertar de Campina Grande para o tema. “O seminário chamou toda essa movimentação e, com ele, a cidade já aprendeu a ouvir e debater sobre mobilidade”, concluiu.

O seminário Cidade Expressa é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas através dos telefones (83) 99954-0281 e 99300-9210, pelo endereço eletrônico [email protected], ou no Teatro Facisa, antes do início das palestras. (Colaborou Déborah Souza)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp