icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PM anuncia reforço de 500 homens nas ações de segurança

Anúncio foi feito durante o lançamento do plano de ações da Polícia Militar para a segurança neste fim de ano.

Publicado em 11/12/2015 às 12:43

A partir de hoje, 500 policiais estão intensificando as ações de segurança em toda a Paraíba, sendo 250 na região metropolitana de João Pessoa, 150 na região de Campina Grande e mais 100 no Sertão do Estado. O anúncio foi feito durante o lançamento do plano de ações da Polícia Militar para a segurança neste fim de ano, que aconteceu na manhã de hoje (11), em frente ao Quartel do Comando-Geral, no centro de João Pessoa.

O plano de ações será formado por quatro operações: Nômade, Saturação, Impacto e Malhas da Lei. Até o dia 26, a concentração do policiamento estará nas áreas centrais e nas comunidades de risco que, segundo a Polícia Militar, têm grande presença do tráfico de drogas. “Os crimes contra o patrimônio, como furtos de bolsas, costumam acontecer em áreas centrais, por isso é um dos nossos focos. E é tudo muito cíclico, os jovens realizam esses assaltos para comprar drogas, enquanto essas comunidades também têm uma forte presença do tráfico”, afirmou o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

A partir do 26, o foco das operações policiais será os locais onde haverá comemorações do Réveillon, como por exemplo, o Busto de Tamandaré, na praia de Cabo Branco em João Pessoa. As operações terão o reforço de câmeras de monitoramento, de dois drones e comboios que ocuparão as áreas de risco.

Na ocasião do anúncio, o coronel Euller Chaves demonstrou preocupação em relação ao aumento de crimes que geralmente acontece nesta época do ano. “O que me impressionou foi que, durante dez dias no ano passado, 160 crimes violentos letais foram registrados entre os dias 19 e 29 de dezembro. Então nesse período natalino, que deveria ser um período de paz e reflexão das pessoas, onde se deve fazer o bem ao próximo, as pessoas mataram mais. Foi o mês que tivemos maior violência durante todo o ano passado no Estado”, afirmou o Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba. A intensificação das operações acontece até o início do ano que vem.

Em Campina Grande

Começou hoje em Campina Grande a operação Boas Festas da Polícia Militar, que reforçará a segurança no centro da cidade até o último dia deste ano. Cerca de 100 policiais estarão empenhados diariamente a atuação na região central e nos polos comerciais dos demais bairros. Além do efetivo humano e viaturas, o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM), major Gilberto Felipe disse que, caso seja necessário, será estudada a utilização de “drones” para monitorar o centro da cidade.

Nas ruas centrais, a atuação mais intensa acontecerá entre 8h e 19h todos os dias da semana e pode se estender até 21h, dependendo da movimentação comercial de cada dia. A prioridade será pelo policiamento do tipo Cosme e Damião – quando os militares andam em duplas – além do apoio de motoviaturas e veículos em rondas. Nos demais bairros da cidade, a Polícia Militar realizará blitzen com abordagens intensificadas.
Sobre a utilização de “donres” - quadricópteros com câmeras acopladas controlados com controle remoto – o comandante disse que aina não é incerto, mas que pode ser uma das medidas a serem adotadas caso seja necessário. “Acreditamos que o plano elaborado atenderá, mas, se isso não ocorrer iremos atrás de outras medidas e uma delas é a utilização dos drones”, explicou o major Gilberto Felipe.
O presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas de Campina Grande (CDL-CG) elogiou a iniciativa da Polícia Militar e acredita que a medida será mais um incentivo as compras de final de ano. “A atuação da polícia no Centro já perceptível em dias comuns, mas devido esse aumento esperado no fluxo de consumidores e também com a chegada do 13° salário, ter um policiamento reforçado ajuda a garantir a segurança e tranquilidade da população”, disse ele.
Filmagem de câmeras
O Comandante de Policiamento Regional I (CPRI) de Campina Grande informou que as câmeras que foram instalas pelos bairros da cidade deverão começar a gravar as imagens até o Natal, mas ainda não tem prazo para a instalação de monitoramento em tempo real. A informação foi confirmada pelo comandante da CPRI, coronel João da Mata.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp